sexta-feira, 24 de abril de 2009

Dragonball Evolution: Impressões

Uma média de Dragonball.

Antes de começar qualquer coisa quero deixar bem claro que não estou aqui para comparar filme com anime. Claro que isso não é 100%, até porque é impossível não fazer uma comparação aqui ou ali numa adaptação, mas o que quero deixar claro é que estou aqui analisando o filme, como filme, não como uma adaptação, ao menos tentarei.

Dito isso, quero começar esta matéria de forma diferente. Estarei aqui listando os “perfis” de cada personagem importante do filme. “Perfis” está entre aspas por não ser a listagem das características pessoais do personagem, mas sim o papel que estes exercem no filme. Então, vamos começar:

GOKU: Eis o herói!! O herói de Dragon Ball Evolution é... adivinha o que ?... Um adolescente impopular que deseja se firmar e ser “normal”. No desenrolar da estória descobre ser o “escolhido”, o único capaz de derrotar o mal que assola o planeta.

BULMA: É a típica heroína sexy que saí atirando pra todo lado derrotando os vilões. Ela é o que Alice é para Resident Evil e Selene é para Anjos da Noite, exceto por ela não lutar muito.

MESTRE KAME: Eis o mentor do herói !!! Este é o mestre que ajudará o herói a ficar mais forte, embora Goku tenha aprendido tudo que sabe com o avô. Engraçado, mas Mestre Kame é meio irrelevante, pois você não o vê ensinando muita coisa a Goku, uma ou duas técnicas e poucas cenas de treinamento, uma sendo referencia ao casco de tartaruga que Goku usa na história original, substituída no filme por uma “mochila” incrivelmente pesada e outra em que Goku, plantando bananeira com uma mão só, tem que destruir uma laranja na mão de Mestre Kame com seu poder, lembrando muito a cena de Luke fazendo pedras levitarem com Yoda no Império Contra-Ataca.

Yamcha: Basicamente o bobo da corte de nossa história. Não serve pra nada, a não ser gerar umas risadas. Embora mestre Kame ganhe umas cenas de comédia, acho que seria melhor deixar o próprio mestre como palhaço do que o personagem inútil que criaram para ser o Yamcha. Parece que o personagem só entrou pra dizerem “ó gente, colocamos o Yamcha ta!”.

Chi-chi: Lembram que o Goku é o típico adolescente impopular que procura se firmar? Pois é, Chi-chi é a menina popular pela qual Goku se apaixona. À medida que o filme de desenrola vai se descobrindo que os dois tem mais em comum do que se pensa. Baita conceito novo, né!?

PICOLO: Eis o vilão!!! Mas um vilão mal aproveitado, como todo o roteiro, diga-se de passagem. Um ponto interessante é que a história de Picolo foi relativamente fiel ao original (RELATIVAMENTE eu disse), um terrível mal que tentou destruir o planeta a muitos anos junto com seu servo Osaru e foi aprisionado num recipiente mágico até finalmente se libertar e buscar vingança. Fora isso, nada mais importante sobre ele. Pensando bem, não é tão fiel assim...

Esqueci de alguém? Se esqueci, não tem muita importância, porque o meu objetivo com os perfis já foi completado: mostrar que Dragonball Evolution é básico!

Se quiser reler os perfis, fique a vontade. Depois pense, quantas vezes você já viu um personagem com o mesmo perfil do Goku, da Chichi, do Yamcha e da Bulma?

Ainda esta contando? Já pode parar, senão você não vai terminar hoje.

E o que falar do roteiro ?

Já não é muito original e ainda foi mal aproveitado pelo enredo acelerado. Tudo acontece muito rápido em Dragonball Evolution. Nenhum personagem se desenvolve, simplesmente se encontram e resolvem arriscar suas vidas numa jornada para encontrar as esferas do dragão e salvar o mundo.

O que aconteceu é algo até comum em muitos filmes. Coloca-se muita coisa pra acontecer no filme que acaba não tendo espaço pra tudo. Dragonball Evolution tem uma hora e 40, mas colocaram tanta coisa pra acontecer ali que tudo teve que ser mostrado muito rapidamente. Pode não ter sido isso também.

Lembram que se discutia o pouco tempo para produção do filme na época que surgiu a notícia sobre ele? Talvez, por consequência disso, o filme tenha sido feito as pressas para cumprir os prazos, mesmo que a data de estréia tenha sido adiada. Essa pressa toda pode ter afetado o filme em geral, roteiro, efeitos, cenas de ação e luta...

Essas cenas que foram outra decepção. É verdade que eu não esperava nenhuma luta grandiosa como era visto em DBZ, ou seja, nenhuma luta ao estilo Matrix Revolutions, mas bem que as lutas poderiam ser mais longas, né. Ou ao menos mais grandiosas.

A batalha final entre Goku e Picolo nem se fala. Dava pra resumir num trailer de filme de tão curta.

Os efeitos especiais até são bons em alguns momentos, e ruim em outros. Na verdade, neste aspecto o filme até que é bem feito no geral, mas tem algumas cenas que estragam, como o final do filme, em que se pode notar claramente que a cena era gravada em estúdio (coisas do tipo “pedras” de isopor rolando sabe).

Quanto a trilha sonora, nada de especial. Você nem percebe que ela esta ali. A musica da cantora japonesa Ayumi Hamasaki (Rule) até que é legal, mas fora ela...

A dublagem é boa. Manteve as vozes do anime, exceto pelo mestre Kame, até porque não encaixaria aquela voz de velho com o ator do personagem. O mais interessante é que mesmo os dubladores fazendo, em teoria, os mesmos personagens do anime, cada um adaptou-se ao personagem do filme, com todas as suas características, diferenciando-os com os personagens do anime.

Para finalizar, retomemos o conceito lá de cima. Dragonball Evolution é básico. Personagens básicos, roteiro básico, efeitos básicos, trilha sonora básica.

Mas também não é o fim do mundo.

De tão básico e tão pouco inovador, Dragonball Evolution é um filme médio, medíocre como diria O Crítico.

Por tudo isso, a tendência é que no futuro Dragonball Evolution estréie numa Tela Quente, depois migre para uma Temperatura Máxima, até finalmente firmar seu papel na Sessão da Tarde ao lado de outros “grandes” filmes como Karatê Kid, Guerreiros da Virtude, Lagoa Azul, Geração X, Heróis muito Loucos e uma imensidão de filmes de cachorro.

Nem tudo esta perdido. Como todos já sabem, aparentemente já existem roteiros para mais dois filmes, o que indica que teremos mais uma trilogia no cinema, além do mais, o final do filme deixa a entender que haverá uma sequencia. Então é possível, embora improvável, que as coisas melhorem. Mais improvável ainda pelas notícias que surgem dando o filme como um fracasso de bilheteria (apesar de que eu nunca vi esse filme como uma grande produção para considerá-la um fracasso), nos fazendo imaginar se a Fox continuará mesmo com o projeto.

Se as coisas vão melhorar, se o filme vai fracassar, são coisas que só o tempo dirá...

15 comentários:

1. Achei o filme bom , mas tem partes sem sentido como : O Goku só tem 1 golpe q sabe usa , O goku derrota o picolo muito fácil (obs ) O PICOLO QUASE DESTRUIU O MUNDO E FOI DERROTADO EM 1 MINUTO POR UM ADOLESCENTE DE 18 ANOS QUE SÓ SABE O USAR O KAMEHAMEHA (KAMERAMERÁ)!!!!!

SEM FALAR QUE O FILME FOI HORRIVEL NAS BILHETERIAS , EU FUI NA ESTRÉIA E TINHA SÓ 30 PESSOAS !E PARA O FILME FAZER SENTIDO TEIN Q TER OTROS 2 Q TAMBME VÃO SER O BASICÃO Q FOI 1º !!!!

PS: eu teria feito um filme bem melhor , se tivesse esse orçamento , etc .

ResponderExcluir
  2. Ainda ñ vi o filme, e to doido p/ ver, mas a trajetrória dele é essa mesma: Tela quente, temp. máxima e dps ser reprisados milhares de vezes na sessão da tarde realmente, pq a fox tem contrato com a globo, e o SBT c/ a warner.

ResponderExcluir
  3. ter feito esse filme, nesse momento, desse jeito, foi um erro...

quem sabe daqui uns 15, 20 anos não façam um filme decente baseado em nosso amado DB...

ResponderExcluir
  4. Sinceramente? Achei o filme bem melhor do q me pintaram-no. Um ponto q eu achei muito digno foi q mostraram o Goku treinando várias vezes. Achei q eles podiam ter feito ele chegar no final sem treinamento nenhum, despertar o 7º sentido e vencer o vilão, como em muitas histórias, mas não fizeram isso. Foi melhor do q eu esperava.

ResponderExcluir
  5. Como eu já esperava uma péssima adaptação por tudo que saia antes do filme estreiar, o que me dava esperanças era, ainda sim, ver um bom filme de ação. Mas infelizmente nem isso DBEv conseguiu.

As (poucas) lutas não tem emoção alguma. A cena do Piccolo soltando bolas de ki foi ridícula, o poder de Ozharu foi mal explorado e tudo mais.

Então nem como filme DBEv consegue se salvar. Torço pra que essa bilheteria fraca impeça sequências. Assim, daqui a 40 anos os direitos expiram e alguém faz uma adaptação decente =P

E eu também fiz uma resenha do filme no meu blog \o se alguém tiver interesse, só entrar lá!

ResponderExcluir
  6. Digo com toda certeza: não vão haver continuações!

Filme que dá prejuízo, ou não dá um lucro astronomico não volta mesmo que haja ganchos pra isso,

A Bussóla Dourada e Desventuras em Série também foram filmes criados para terem sequências, mas onde elas estão?

ResponderExcluir
  7. Tipo o filme não e um fracasso total tem otimas cenas engraçadas, pra falar a verdade muito trash..Logo no inicio do filme o suor do Goku pareçe uma meleca escorrendo...xD...

Ainda não podemos julgar o outros 2 filmes que vem por ai, vocês lembram do 1º Street Fighter, não foi um total fiasco, foi até um "bom" filme mas em Historia uma baixaria...hahahah.....

Como fã do DB até que gostei dos efeitos especiais..Menos na luta do Piccolo com o Goku...¬¬..

Mas eu como fã espero algumas melhorias no 2º e no 3º...

Abraços espero que gostem..!!!!!

ResponderExcluir
  8. Dragon Ball evolution nada mais é do que Dragon ball se fosse criado pelos americanos

ResponderExcluir
  9. E esse filme eu comesei a ver e simplismente parei , por q nunca vi na minha vida pior adapitaçao.
    Essa merda desculpe-me a palavra para mim e uma ofença ao nome dagon ball, a hintoria e ridicula os personagens nao se paresem em abisolutamete nada,nada,nada!!! quem e fan de dragon ball ou pelo menos viu o anime alguma vez na vida sabe q o goku nao tem aquela personalidade relatada no filme, nao era de se esperar q o filme fose ser fiel ao personagem, mas a unica coisa q o goku do filme tem com o goku do anime e o nome mais nada, dos demais personagens nem vale a pena comentar.Resumindo foi e é ridiculo esse filme, nem se mudar o nome do filme e os dos personagem para retirar essa ofensa q foi feita nao adiantari,a produçao do filme em si foi pessima.
    So espero q nao fasao outra cagada dessa.

ResponderExcluir
  10. Olha gente o filme foi bom mas é só o primeiro quem sabe se vai ter continuações será que goku vira super sayajin?Nós vamos esperar por que dragon ball tem tudo para ser um bom e ótimo filme mas olha em relação as pessoas quase ninguem vai por que já tinha boatos que era uma porcaria e então além disso todas as pessoas que gostam de dragon ball a maioria é adultos por que esse desenho é de 1980 é antigo é pacas mas olhem o filme em si só quem vai gostar e que gosta do desenho se não gostar do desenho não gosta do filme!Mas o filme é ótimo para sua primeira apresentação podem assistir que vocês não vão se arrepender .

ResponderExcluir
  11. Markin-otaku/ Shikamaru26 de abril de 2009 às 21:21

Vocês tiraram onda falando que ''Não importa o que você tenha feito, nós assistimos ao filme e criamos uma matéria só sobre ele.'' xD
    Well, eu achei realmente bom, na minha opinião o filme fica somente abaixo de Homem Aranha 3 e X-men 3, tudo bem que esperavamos mais do Akira, mas particulamente o filme não foi tãããõ horrível, afinal, a longa-metragem foi praticamente baseada no anime Dragon Ball, e não no Dragon Ball Z ou GT.

ResponderExcluir
  12. mas e cade o personagem mais importante da bodega, cada o baixinho careca melhor amigo de goku? cada kuririn? básico esse filme é totalmente fora de contexto é oq os americanos sabem fazer adolescentes paspalhos que de repente viram super-heróis que coisa mais manjada, as lutas cade as técnicas estrategias a violência meu deus cade a violência na minha opinião um roteiro de fundo de quintal

ResponderExcluir
  13. Eu imaginei isso mesmo...

De tão básico, o filme agrada a uma galera sem problemas. Mas eu achei básico demais.

Mas no final, o filme é médio mesmo.

ResponderExcluir
  14. logo de cara voce ve um erro na capa do filme,O GOKU DE CAMISETA DE MANGA COMPRIDA(ridiculo),segundo,o cara é a cara do vocal do green day, podia ser um descendente de japones para o papel(mais uma falha),terceiro,a chi-chi parece que saiu de um filme ou jogo da tomb raider , e o pior , armada(ela nunca pegaria em uma arma)- o cenário é futuristico e segue o mesmo padrão high-school americano - quebrando o clima oriental do anime- Resumindo, uma perda total de detalhes e estória que poderiam tem sido aproveitados,o final vcs viram com os números,afinal,os números não negam néh..........

ResponderExcluir
  15. sou uns dos maiores fã de dragonball
    (z, gt, especiais e kai )
    apesar não de achar o anime e o manga os melhores da historia de sua época ou coisa parecida

mas esse filme foi horrivel
    alias foi o pior filme de ação que eu vi
    pq dragonball tinha o que se esperava dele

muita ação lutas emocionantes

mas esse filme

parece high school musical

sem muica

definitivamente a fox não sabe fazer filmes baseados em dezenhos

(quadrinhos mangas etc.)

o 4ºteto(quarteto) fantastico foi horrivel tbm

x-mem u lixo

prefiro minhas ravixtinhas