Então, com licença e vamos lá...
Na tv aberta, o que realmente importa para as emissoras são duas coisas: audiência e patrocínio. Não adianta um programa ter audiência se não tem patrocínio e vice-versa. E o que esses canais procuram, em matéria de programas, é algo que consiga atrair o maior número de telespectadores e patrocinadores possível. Ou seja, eles procuram o genérico: repetir aquilo que já deu certo, copiar o estilo daquilo que dá certo, como novelas, programas de auditório, shows e noticiários sensacionalistas, etc. No caso de animações (animes inclusos), agora (geralmente) procuram aquilo que já deu (muito) certo na TV paga.
Dificilmente compram algo realmente inédito. Em relação a animes, atualmente procuram aqueles que possam ser formatados para o público infantil(sim, tô falando de cortes, edições, retalhamentos... ah censura total mesmo). Isso porque o CN provou que o público infantil pode ser muito lucrativo, atraindo não só audiência, mas também patrocinadores (e muitos, diga-se de passagem). O público fora desse nicho, no momento não está interessando a tv aberta (opa, em relação a animes).
Já que falei sobre animes, vou falar daqueles que os produzem. Eles basicamente procuram mercados onde podem ter retorno mais imediato, praticamente garantido, ou seja, investem em lugares seguros, onde o risco de fracassar não seja tão alto. Atualmente eles estão visando, principalmente, o mercado de DVDs mesmo. Por isso são produzidas tantas séries com poucos episódios, entre 13 e 26 episódios na média, porque sendo desse jeito fica mais fácil para o consumidor final comprar e colecionar, ao invés de um anime com episódios a perder de vista, porque ele pode se perder, desanimar e parar de continuar comprando. E são produzidos tantos títulos por temporada principalmente porque as empresas americanas (a FUNimation, especialmente) compram enormes quantidades de animes, isso porque nos EUA os DVDs de animes vendem muito.
Já na América Latina, vendem-se muito pouco, os DVDs originais e materiais licenciados. Fora que os canais de tv por aqui não estão comprando quase nada (CN e Animax destacadamente). O mercado por aqui é fraquíssimo e os japoneses nem devem se interessar muito (quase nada?) pelo que acontece por aqui.
A Toei se interessa pelo Brasil porque suas produções, como Dragon Ball Z e Cavaleiros do Zodíaco fizeram muito sucesso, além dos próprios animes, os produtos licenciados sobre essas séries também (principalmente CDZ), como brinquedos, materiais escolares, etc. E se interessa mais pela tv aberta, porque o alcance dela é muito maior, ou seja, tem um público enorme em relação a tv paga. Alcance maior significa maior audiência e mais produtos que possam ser licenciados. Mas parece que não está conseguindo muita coisa, porque os canais abertos estão com um pé atrás sobre tudo, principalmente em decorrência da atual crise mundial.
Bem, com tudo isso parece até que os animes estão mortos e enterrados no Brasil, ou mesmo no restante da América Latina. Mas na verdade, o que está faltando seria os executivos dos canais de tv despertarem para esse público enorme composto pelos apreciadores de animações japonesas. Podem estar achando que os fãs de animes, não sejam um público que atraia audiência nem patrocínio. Mas se eles realmente estiverem pensando isso, podem dar com os burros n´água mesmo.
Em uma matéria antiga que encontrei internet afora(Google, é claro, hehe), anos atrás o SBT estava querendo desistir de exibir Chaves & cia. porque a Televisa estaria pedindo muito e o canal achava que o público infantil, principal base da audiência dessas séries, não era qualificado. Ou seja, o SBT acreditava que não existia patrocinadores direcionados ao público infantil. Só que o CN chegou e provou o contrário, o SBT mudou de idéia(que era burra práca, fala a verdade!) e a coisa ficou como está agora, com o canal investindo até mesmo em Naruto. Então, por que os executivos da TV não poderiam estar errados em relação aos fãs de animes também? Que pode ser um público que dá lucro aos canais também, oras.
Well, com tudo isso, eu basicamente me concentrei em falar apenas nos animes na tv aberta. Outros assuntos polêmicos, como censura e animes na TV paga deixo prá outra oportunidade, porque senão isso aqui vira um livro, não, uma enciclopédia, hehe. A quem teve paciência de ler essa minha primeira matéria, meu muito obrigado e espero ter ajudado a esclarecer algumas dúvidas.
Então blz, falou e até mais ver moçada.
Se nenhum detalhe me fugiu, concordo (se não inteira) parcialmente com o que foi escrito...
ResponderExcluirComo já foi dito, os grandes executivos tem que acordar, olhar pro público e ver que animes dão audiência. Aliás, não só animes, tem que se colocar algo interessante e 'instrutivo' [em todas as colocações] na tela da TV, ou seja, algo que PRESTE.
E em relação ao SBT... Foi algo bem inesperado em relação a One Piece e Naruto, algo esperava isso da parte dele? Silvio Santos é rico pacas, fatura feito uma coisa e também investe em animes e séries, gozado né? É claro que não é aquela exibição de gala e não recebem grande destaque, mas venhamos e convenhamos, burro ele não é.
Bons tempos de Manchete e Band Kids... Alguém perdia um episódio de qualquer anime que fosse? É claro que não. E vamos combinar, nos tempos áureos, a Manchete incomodava bonito a Globo, até na exibição do 'Fantástico', também chegou a exibir o Desfile do Carnaval Carioca junto com a Globo [antes até se eu pesquisei bem], mas não entraremos nestes termos fora de anime. Band Kids então nem se fala, eu era um coisinha de nada [comendo meu bom e velho arroz com feijão na casa da minha avó... (Y)] ficava vidrado assistindo DBZ, Slayers (lá por 2001), Tenchi Muyo, etc. [Se não me engano]
Foi quando veio a rasteira e quem vem no lugar? A nova "Emissora de animes da TV Aberta", Rede Globo de Televisão, não que eu não goste da Globo [até prefiro que Record, etc.], mas foi uma jogada sacana...
Pois é... Mas o que importa é a visão errônea dos 'chefões' em relação ao não retorno monetário rápido dos animes... E isso ninguém pode mudar...
Apesar de que... Aliamos a crise com a queda de audiência de TODAS as emissoras de TV aberta, já que as pessoas estão saindo da TV aberta e indo pra TV paga, ou melhor, saem da frente da TV e vão parar aonde? Na frente dos computadores... E o que você encontra na Internet? Praticamente tudo o que você quiser.
Eles não oferecem animes, tudo bem... Vamos para a Internet baixar animes e/ou séries [que não chegam até nós ou são dilacerados pela censura]... Será que é tão esperto assim se fechar num momento como esse, deixar de faturar e não colocar umas novidades interessantes?
Agora só duas perguntas pra encerrar:
Alguém assistia a PlayTV aqui?
Dragon Ball foi uma jogada tão boa assim? [Este período me falha a memória e informações]
Desculpa qualquer coisa, "escrivinhei" esta Bíblia aqui meio com pressa, qualquer informação errada favor comentar o comentário... Tchau
Pô...matéria bacana.
ResponderExcluirInfelizmente tanto os canais pagos quanto os canais abertos não tem interesse em "disseminar" a animação japonesa no Brasil. O animax que até pouco tempo salvava a fita dos animes na américa latina está deixando de ser exclusivamente de animes e está passando a exibir lixos mais que reciclados. Além do que beira o impossível serem exibidos animes mais atuais...enquanto o naruto está no episódio (acho) que 104...o cartoon network está ainda na segunda temporada. A única coisa que podemos fazer mesmo é baixar pela internet, por isso, Deus salve os fansubbers.
Olha e bem facil de Explicar isso..
ResponderExcluirQuando um "Anime" passa pelas mãos de uma censura, pela mão dos Americanos, e por pior que seja dos Brasileiros, os ditos "Animes" deixam de ser "Animes" para ser meros "Desenhos Animados", cheios de cortes e sem Violencia exagerada...
Uma pessoa que realmente conheçe Animes sabe muito bem que e muito melhor procurar na Internet do que esperar passar na TV Aberta e Fechada também..
Hoje em dia até pessoas sem Internet tem acesso a Animes de Verdade, pois a coisa mas facil do mundo e gravar um DVD e emprestar pra deus e o mundo...
Abraços..!!!!...Espero que entendam o meu ponto de vista...^^..
Eu assistia a Play TV, e era maravilhosa compara com as outras emisoras que "tentaram" exibir animes, apesar de ser meio tarde, acho que devido a censura, não tinha cortes e a abertura dos animes foi conservada a unica coisa de diferente é que exibiram os animes dublados, e ainda assim a dublagem não ficou ruim.
ResponderExcluirPena que as outros emisoras, não se interessem em passar animes. Um outro ótimo exemplo foi a MTV que passou Desert Punk e Afro Samurai sem cortes e no seu puro e bom japonês com legendas, isso q é atitude!!!
Já que anime não é para criança, p q que invez de gastar grana contratando dublados meia boca eles não mandam legendar bem o anime?
Na verdade o problema dos animes na tv aberta é simples, não compensam pras principais emissoras.
ResponderExcluirSBT tem contrato com a Warner, com isso ele tem a disposição uma pá de desenhos do CN, Looney Tunes, etc,etc. Então ele vai gastar mais com animes por que?
Globo idem, e ela é pior ainda já que ela tem contrato com mais produtoras ainda (de desenhos tem Paramount, Fox e Disney).
Elas só compram animes mesmo ou quando estão precisando de audiência, foi o caso do SBT com Naruto e One Piece, ou para atrapalhar a concorrência, como a Globo tirando Dragon Ball da Band.
Fora isso, atualmente só pintam anime quando vêem por uma das produtoras (SuperPoderosas Z veio pela Warner, os animes da 4Kids vem pela Fox)
Então é isso. A esperanças seria nas emissoras menores (Band e RTV) que não tem parceria com nenhuma grande produtora.
A Band teve aquela tentativa, mas parou de passar pela questão financeira. A RTV tá passando Pokémon, além de ter mais animes guardados e etc...
Então a questão é complicada mesmo.
E sobre o público infantil, ele realmente não é muito qualificado. Uma comparação, digamos que o Bom Dia e Compania começe a marcar 20 pontos no ibope (algo gigantesco pro horário) todos os dias, e enquanto isso o jornal SBT Brasil marque 3 pontos todas as noites.
ResponderExcluirAinda assim anunciar no jornal vai custar no mínimo 5 vezes o preço de anunciar no BDC.
E Chaves foi mantido na emissora não por dinheiro, e sim por que ele ainda consegue ameaçar a Globo, mesmo depois de 100 anos no ar.
Esse ministerio da justiça com as classificações pra mim e pra muitos não funciona com filmes , seriados americanos novelas das 8 passando no vale apena ver de novo , jornais policialesco , programas de fofoca sensacionalistas , e tudo mais e um fracasso no funcionamento e deixa tudo que citei até o momento rodar no ar na televisões abertas.
ResponderExcluirQuando tem algum anime eles num instante essa justiça mas na verdade é chamada injustiça atrapalhar e ficar colocando um monte regras e punição pensando que só tem nos animes a por favor quem voçês políticos querem enganar os outros que não chegar perto da lei dos EUA e países desenvolvidos que tem outras coisaa importantes a fazer de fora do entretendimento televiso a voçês do palacios corruptos de Brasíla fazer com que o Brasil desfazer o ranking 1 primeiro dos países perigosos que cituação está tão grande de desemprego que nós temos muitos presidios de cadeia em todo do que outros paíse do mundo infelismente .
Mais outro aviso pra os poderosos da lei vai ser necessario voçês fazer novamente varias vezes um curso decente por que a faculdade não está ajudando voçês.
O Animax anda trazendo bons títulos para o canal, ao contrario do que falaram...a programação de animes ainda é maior que a de lixos não relacionados.
ResponderExcluirO comentário acima é verdade, por que não censuram "Senhora do Destino" (uma novela das 21h sendo exibida às 15h)? E os jornais sensacionalistas que só exibem coisas horríveis?
E é claro que os desenhos americanos contém tanta violencia quanto os animes, se duvidar até mais.E por que tem a preferencia?
ACHO QUE A GLOBO DEVE TER UM CONVENIO COM O MJ.
adorei a matéria , sera que ainda podemos acredita que os anime voltaram a ser exibidos como antes ?
ResponderExcluirSobre o assunto quanto ao seu veículo de animes nas tv abertas hoje em dia vamos citar o caso das MENINAS SUPER PODEROSAS GERAÇÂO Z o anime ficou no ar pelo SBT com muitas mundaças no horario parecendo na época das GUERREIRAS MÁGICAS DE RAYEARTH que o sivio santos exibiu todos episodios da TV más no que fizeram com as meninas geração Z foi pior durou até que menos de 3 semanas depois saiu do ar sem nenhuma explicação.
ResponderExcluirJá não é justo fazer esses tratamentos com animes infantis veja o caso que foi feito com HAMTARO que tem mais de 200 episodios na globo foi ao ar sómente uns
50 episodios faltando mais de 200 que não foi completando.
E o outro caso do MIRMO ZIBANG que estava na tv sendo a paga o cartoon e boomerang colocou no ar 52 episodios que são realmente 170 episodios completos que ainda não foi concluido e também não se sabe se alguma emissora aberta deixou na geladeira o MIRMO .
Agora se até anime de classificação livre e destrado desse jeito imaginem os outros que não se salvam da injustiça de quem faz os contratos por incompletos chamados os donos de tv que eles faz o que quer com seus lucros .
Seria mais distribuidos por completo os animes se as tvs fossem sede e proprietário de quem faz as produções de anime ao exemplo da TV TOKIO no japão voltado a outros países principalmente na américa latina e Brasil os mais necessitados .
Só assim em não depende de donos de televisão americana que são mão de vaca e pão duro em quase não comprar animes .
Os descursos atualmente com os animes nas tvs abertas as aparições são poucas a diferentes anos atrás seria uma boa idéia alguma retrospectiva dos anos passados em que ano foi exibido mais animes os meses e horários transmitidos anteriormente desde entre todos anos desde da decada de 90 até 2009 no que foi modificado que por exemplo ocorreu na ótima época antiga de muitos animes que não volta mais nas telas de tv .
ResponderExcluirNão se saber o motivo em que anos diferentes a política e outra antigamente onde se via bastante animes no passado da tv aberta e agora do que atual recentemente anos que a ditadura que funciona sómente e infelimente a noís otakus que vemos muito pouco anime e não funciona a todas midias americanas e brasileiras que exibe ao publico mais adulto em qualquer horario e não faz nada de lei nenhuma .
Já estou até injustiçado com justiça que funciona aos não necessitados que aparecem com a maior facilidade indesejada.
Na verdade, as novelas que (re)passam no "Vale a pena ver denovo" são censurados, tirando todas as cenas com conotação sexual.
ResponderExcluirAgora sobre a censura dos Animes, nós não podemos esquecer que eles já vêm censurados dos EUA, então não há o que fazer, pois lá o puritanismo é muito forte nos meios de comunicação desde o começo do século XX.
Sobre a questão de violência dos desenhos americanos, é só avaliar se aparece sangue em algum momento nesses desenhos (podem assistir Liga da Justiça e você evidenciará isso); já no Japão os Animes tem público bem definido: dos 13, 14 até os 20, 21 anos, assim encontramos um certo grau de violência que nos desenhos norte-americanos não ocorrem.
Hoje a mídia televisiva está "morta" para o público que quer ver algo específico. Tipo, quem quer ver séries, ou paga uma assinatura de televisão (o que já está diminuíndo) ou assite via internet, pago ou não.
ResponderExcluirPenso que no caso dos Animês, o aumento de consumo no Brasil via internet mostra que o público atual quer ver uma animação japonesa boa, de qualidade, e se dispõe a consumir o material referente a série.
Peguem por exemplo os mangás que hoje são publicados no Brasil. Não sei se estou certo, pois não acompanho, mas suponho que àqueles que já são um sucesso anterior e que tem exibições oficiais na televisão são os que tem mais consumo, como Naruto e Dragon Ball.
Mas há também um mercado mais restrito, mas que quer consumir com preço justo.
Bem, depois penso mais.
Desvirtuamento de valores, nudez, sexo...ainda contém na novela (Senhora do Destino).Uma novela dessas passando antes da seção dos cachorrinhos falantes, ou melhor, da Lagoa Azul.
ResponderExcluirLiga da justiça, desenhinho mal feito, com os personagens com peitões enormes...aarght.Eu acredito que tem tanta violencia quanto, por exemplo, Naruto.
Os animes que estamos acostumados a serem veiculados, são realmente para um público com maior faixa etária. [Tanto que você não vê no Animax um anime de classificação livre, isso se continuarem a passar animes]
ResponderExcluirDe qualquer jeito, Liga da Justiça, mesmo contendo um certo grau de violência, não é afetado porque é composto de 'heróis modelo', perfeitos ou então não apresenta tanta violência. Olhando por herói modelo, temos o Superman... Daí eles deixam passar, "é herói mesmo".
E olhando a partir dos comics, a história é um pouco aliviada, mas de qualquer forma, algumas características físicas dos personagens continuam as mesmas e a criança vai querer sair voando e socando alguma coisa de qualquer forma.
Já os animes são considerados sinônimos de violência porque na visão do Ministério da Censura, tem um traço mais forte e algumas vezes muito real (discordo em alguns pontos se for um tema bem trabalhado), além de que os personagens não são perfeitos, apesar de alguns serem bobões e idiotas de vez em sempre, eles apresentam qualidades e defeitos.
Com a censura forte e a falta de patrocínio, saem os animes da grade horária. Sobrando quem? Os desenhos animados. Acho que é assim que funciona em resumo.
E quem vai colocar um anime infantil na programação? Para eles nem existem animes infantis, pensam que é tudo farinha do mesmo saco.
Nessa lógica, uma criança brincar de Superman ou Homem-Aranha, tudo bem... Mas uma criança brincar de Dragon Ball ou Naruto? Não pode porque é muito violento e falam nomes estranhos. Tanto um quanto outro cai quase sempre na mesma coisa.
Tem muito desenho que recebe a mesma indicação que os animes, mas passam relativamente tranquilos.
Gostei da ideia da "Retrospectiva Animes na TV Aberta" é uma boa sacada...
Por enquanto é só... Ainda tem muita coisa pra falar... Até.
Na década de 90 não era assim as crianças assistiam tranquilamente "DRAGON BALL E ETCETERAS SEM QUALQUER CENSURA FEITA PELO MINISTÉRIO DA "INJUSTIÇA"
ResponderExcluiragora parece q querem super proteger as criancinhas axando q é demais pra ela assistirem ESSE PAIS DEVIA SER "DEMOCR4ATICO" QUER ASSISTIR ALGO ASSISTA!!! NÃO INTERFIRA NO QUE AGRADA OS OUTROS
E POR ISSO Q O BRASIL NUM VAI PRA FRENTE
TENHO CERTEZA Q DEVE SER DISCRIMINAÇÃO COM DESENHOS DOS EUA Ñ ACONTECE ISSO VEJA EXEMPLOS:
ResponderExcluirPERNALONGA:MALDADE PURA SEM CENSURA(+ EU GOSTO)
TOM E JERRY : INTENÇÃO DE ASSASSINATO VIOLENCIA ETCETERAS Q O MJ GOSTA DE CLASSIFICAR EM ANIMES
FRAJOLA E PIU PIU: MESMA COISA
SO PQ ANIME MOSTRA SANGUE(Q JA E EDITADO NOS EUA E ALGUMAS FALAS DE MORTE(TODO MUNDO VE JORNAL FALANU DE ASSASSINATO) PQ ESSAS TEM Q ACONTECER
ta certo querem mudança teremos eleiçoes ano que vem entao procurem saber qual candidato propoe mudanças quanto a essa situaçao de pseudo-democratia.
ResponderExcluirentao por favor nao votem por que a dona egua de charrete e candidata do quatro dedos ou o espaguetti estudou na sorbone
e muito cuidado com esses super ultra esquerda tipo chaves morales ou ludos
estou a disposiçao se precisarem de um presidente com as caracteristicas que nos favorecem e nas demais que o pais precisa mas nao tenho idade segundo a lei!
brincadeiras aparte e o seguinte estas sangue-sugas velhas que supostamente tem mais experiencia e sabem o que e melhor para o povo sao os mais indicados para o cargo.
Eu quero q volte a pasar INUYASHA! BUUUUAAAAAAAAAAAAAAA!!!!!!!
ResponderExcluirHoje tenho 12, E DES DE OS 7 SOU A MAIOR FÃ DESSE DESENHO! (mesmo a censura sendo para 12).
Uma amiga me contou q durante ha tarde, passa Inuyasha, mas ela não acompanha. Ela tem "Sky" (deve ser cara porque é "via satélit", sei lá cmo escreve! XP) Em fim, esse desenho foi e é uma das coisas mais importantes da minha vida e quero ver de novo na TV, e não em japonês com legenda em espanhol!
Cara... eu ficou inconformado com o q os Americanos fazem nos Animes. Pô tirar o sangue das imagens, eu até concordo, pois isso não vai influenciar muita coisa no Anime. Mais cortar os Golpes ou aumentar as imagens para não aparecer o Sangue (foi o q fizeram com Naruto), isso é ridiculo. Olhem por exemplo Liga da Justiça, tem muita pancadaria e vê se os Americanos cortam alguma coisa. o q eles tem contra os Animes! Que Droga!
ResponderExcluirADOREI A MATÉRIA
ABRAÇOOOO