O assalto poderia ser evitado, bastava apenas colocar a fila dentro do local do evento, mas... A fila do lado de fora chama mais atenção, alias, chama tanta atenção que atrai até esses inconvenientes. Mas vamos à minha matéria, que agora fala do interior do evento.
Após 2 anos sem ir ao Anime Friends, neste ano resolvi visitar novamente este evento. Antes de começar a ler esta nova coluna, já aviso que não vou fazer reviews de como foi o evento, qualidade do concurso cosplay e muito menos falar dos shows, pois o dia que eu fui praticamente nada disso tinha, exceto o show do Kagrra, que alias nem sabia que esta banda iria tocar neste dia e muito menos conhecia o repertório de tal banda. O motivo para eu ir ao evento foi, principalmente, passear pelos estandes, no famoso “shopping center dos otakus”. E realmente tinha vários estandes. Amigos já me informaram que neste ano os estandes estavam mais simples do que no ano passado. O motivo era que, no ano passado, realmente parecia um shopping, e neste ano, voltaram ao formato comum de exposição dos estandes, com apenas aquelas tapadeiras brancas.
Como não fui no ano passado, não posso criticar ou elogiar, só notei drasticamente vários desníveis no piso dos galpões, que em certos momentos, se não prestasse atenção, na certa, levaria um tombo bem grande XD. Nestes dois anos sem ir ao evento, estavam presentes duas empresas de DVDs originais: Focus e Playarte. Em 2007 esteve presente a Focus, vendendo seus boxes de DVDs de animes a preços convidativos, mas como não tinha ido, também não pude comprová-los, para a minha tristeza. Tristeza pior é saber que todas as suas séries não foram completadas. Em 2008, a Playarte foi a empresa que esteve presente no evento para vender seus DVD’s e novamente, como não tinha ido, também não comprei nada, ainda mais eu que gosto de colecionar DVDs originais.
Através da internet, percebi os preços em conta dos seus produtos que foram vendidos. Bom ai... azar meu, quem mandou não ir ao evento! Em 2009, não pude perder a oportunidade. E fui principalmente por este motivo, por isso que logo no inicio falei que não iria fazer reviews do evento. Logo na entrada, noto a presença do estande da Playarte e realmente seus preços estavam ótimos, bem abaixo do praticado no mercado. Boxes dos Cavaleiros do Zodíaco a partir de 39,90 e DVD’S avulsos de animes e alguns filmes pela bagatela de 9,90. Lá no evento, ela estava realizando o lançamento da venda do Box da Saga de Campos Elíseos de Cavaleiros do Zodíaco, mas como todo bom lançamento, o preço estava um pouco salgado, quem sabe ano que vem eu o compre.
Para quem gosta de colecionar DVDS originais, foi o melhor estande do evento, mas ao mesmo tempo eu fiquei me perguntando: Se aqui está a esse preço, porque não praticar este preço no mercado? Na mesma hora que pensei na pergunta, pensei na resposta: Lógico, aqui estou comprando diretamente do fabricante e da licenciadora do anime, e não de lojas que ainda vão tirar seus lucros. Mas de qualquer modo, fica ai a dica que os DVDs originais a preços populares chama a atenção inclusive daqueles que tem o costume de comprar os DVDs alternativos, que não faltaram, como de costume, pra vender no evento. Parabéns à Playarte pela iniciativa de vender seus DVDs a preços tão em conta para nós otakus e se tiver alguém da empresa lendo esta coluna, pode avisar que, pelo menos pra mim, o estande de vocês me salvaram o evento, e irei aos outros Anime Friends para poder comprar seus DVDs.
Agora, quanto a Focus, pensei que teria esta empresa, um estande próprio, principalmente pelo fato dos recém lançados boxes de DVD’s de várias séries de tokusatsu, como Jaspion, Changeman e Jiraya, mas para a decepção de quem foi com a intenção de comprar tais produtos, o estande desta empresa não estava presente. A única loja que estava vendendo seus produtos foi a Comix, porém seus preços eram os mesmos praticados por várias lojas on line. Infelizmente, não foi dessa vez que comprei tais boxes e, infelizmente, também para a própria Focus que além de não ter explorado seus lançamentos, deixou de vender para o seu público alvo. Outra coleção que eu gosto de fazer, e que a maioria também faz, é a coleção de Mangás. Para quem foi comprar mangá no evento, também teve certa decepção. Primeiramente poucas lojas estavam vendendo este tipo de produto, dentre elas era a Comix, com um estande pequeno, porém bem abastecido, chamado Senhor dos Mangás.
Na loja Senhor dos Mangás, tinha pra vender vários títulos das três editoras mais famosas JBC, Conrad e Panini. Era um estande bem concorrido pelo tamanho do mesmo, justamente por ser um dos únicos concorrente da Comix. Parabéns a este estande, que é um dos poucos a trabalhar com mangás na atualidade. A Comix, não precisamos tecer mais comentários sobre esta loja, sempre com seus estandes enormes, bem abastecidos fazendo a festa de qualquer otaku que foi completar suas coleções. Preços com desconto em relação ao preço de capa, bastante variedade de títulos, reunindo títulos das mais variadas editoras (dentre as 3 famosas, JBC, Conrad e Panini). O que senti falta nesta loja foram as revistas informativas que, aliás, sumiram praticamente todas. Antigamente em seu estande, sempre tinha uma prateleira cheia de revistas.
Neste evento fui também com a intenção de completar algumas das minhas coleções de revistas, mas não tinha nenhuma a venda. Uma pena. Quanto às editoras, estranhei o fato da JBC não ter um estande próprio no evento. Praticamente em todo grande evento, esta editora preparava o lançamento de um novo título, e era até “emocionante” saber qual seria o título lançado no Friends e este ano a “grande emoção” foi a falta de tal editora... Lembro-me da emoção do público presente no Expo Anime de 2003 quando foi anunciado o lançamento do mangá de X, mas o tempo passa e... eu que tenho a fama de saudosista! Para quem gostaria de comparar preços entre as lojas e na própria editora, não teve, neste evento, tal oportunidade. A Conrad, bom, quanto a esta, todos nós já sabemos qual foi o seu desfecho e daqui pra frente, a tendência é apenas encontrar seus mangás apenas em Sebos ou em lojas do ramo, pois da própria editora já notamos o interesse em descontinuar a sua participação em eventos de anime.
Uma editora que me surpreendeu, quem diria, foi a Panini. Em 2006 (último ano que tinha ido no Anime Friends) ela foi a única editora que não estava presente no evento e agora em 2009 foi uma das únicas presentes ao evento. Juntamente com a New Pop, que estava lá vendendo a revista Neo Tokyo que, aliás, ainda é uma das poucas revistas informativas de anime que restou (desculpe se eu estiver esquecendo de alguma que ainda esteja sendo publicada). Mangás publicados por esta editora também estavam à venda em seu estande, porém com um movimento um pouco abaixo dos outros citados, provavelmente, por ainda não ter lançado nenhum mangá “hit do momento”. E porque este título de Grandes Empresas, Grandes Negócios nesta matéria ? Primeiramente devo dar os meus parabéns para as empresas que confiam em nosso público, que tem a fama de ser pirateiro, e que faz tudo pela internet. Apostar nos eventos em que seu público alvo estará lá diretamente é, literalmente, acertar no alvo.
Geralmente as compras num evento de anime são uma das principais prioridades dentro dos otakus, além de se divertir, assistir aos shows e tirar fotos de cosplayers. Quando uma pessoa vai ao evento e encontra o estande de tal empresa, nota-se a preocupação delas para conosco, e que não somos apenas meros compradores. Além disso, a empresa estando presente reforça ainda mais a sua marca entre seus compradores, provando mais uma vez a sua preocupação para com o seu público. No caso, sua presença é um grande negócio, e para nós, compradores, também é por comprar diretamente delas, seus produtos a preços bem mais em conta do que no comércio em geral. E a parte “mas nem tanto”, o que quer dizer ? Significa que, ainda existem empresas que não acreditam, ou que, pior ainda, deixaram de acreditar justamente em seu público alvo, não nos dando a oportunidade de realizar as compras diretamente com elas.
Mas fazer o que, este evento já passou e fica aí o meu aviso para que essas empresas retornem aos eventos em suas próximas edições. E também de que, na medida da viabilidade econômica e logística de cada empresa, poder participar de outros eventos. Certamente as vendas são garantidas!
E pra finalizar, aos que pretendem ir ao Anime Friends 2010: Se for pra comprar, não vá no último dia. Eu, já sabendo do inferno que o evento seria dia 19, resolvi ir na semana anterior e, sinceramente, acertei! Um dos motivos de não ter ido no Friends nesses dois anos, foi justamente a superlotação de público. Não pretendia ir mais a ele por diversos motivos e neste ano fui mais para fazer compras. Então, se for pra gastar as suas economias de agosto até julho do ano que vem, não vá no último dia.
Pessoal, agradeço mais uma vez o carinho de vocês leitores, para com as minhas matérias.
E pra completar o Goku estava roncando enquanto estava fazendo esta Genki Dama XD.
Para mais sugestões de matérias mandem e-mail para: Coluna X-Ray do Minamoto. Escrevam para mim, que na medida do possível, responderei a todos com o maior prazer. Lembrando que eu também estou no Twitter! Se você quiser se tornar um seguidor, é só acessar.
Alias, já iria esquecendo de novo! Era pra eu ter postado o resultado da enquete na matéria anterior, mas não coloquei, então será que alguém ainda lembra de quantas vezes, na série Digimon Adventure, os digimons se digievoluíram ? Pois bem, pra quem respondeu a resposta é 197 vezes. Parabéns para quem acertou !
Até o próximo X-Ray do Minamoto.
ray, por favor, ñ demore mto a escrever d novo!!! seus textos sao mto bons.
ResponderExcluir/\Somos 2!
ResponderExcluirRealmente, ir no último dia é a pior coisa que algúem pode fazer... Eu fui por falta de opção, porque moro no interior e não queria ir sozinha nos outros dias, já que meus amigos iam no último. Não comi direito, não comprie nada além de dois mangás, e voltei morta pra casa. Ah e aquel Mart Center é horrivel né, acho que podiam arranjar um lugar melhor, e que não estivesse caindo aos pedaços para o evento.
ResponderExcluirEu não culpo essas empresas por não colocarem um stand no PirateFriends, porque enquanto a Yamato não tomar uma posição correta perante as coisas, tem mais é que ser boicotada mesmo.
ResponderExcluirÉ uma palhaçada uma empresa de verdade ter que dividir o mesmo espaço que lojinhas de pirateiros que baixam de fansub pra ficar lucrando em cima.
Sobre o preço dos DVDs originais, o que eu sinto falta por aqui são de lojas como as gringas, que preferem cortar o lucro pra ganhar mais na quantidade de vendas.
Por exemplo, um box com preço de capa de US$49.98, é vendido em lojas sérias por US$28.49, quase que metade do preço.
O mais próximo que temos aqui em território brasileiro é a Banca2000, que um título da Panini sai R$2 mais barato e da JBC chega a quase R$3.
Recentemente vi mais algumas lojas que começaram a vender com menor base de lucro e dou meus parabéns a elas.
De qualquer forma, espero que essas empresas que estiveram ausentes no PirateFriends 2009, estejam presentes no AnimeCon, que já faz alguns anos que impôs a proibição de venda de DVDs piratas.
Entendo o seu ponto de vista Anonimo, mas engraçado que as empresas também só vão nos eventos badalados. Fui no Con de 2006 justamente por lá não ter lojas piratas mas não tinha nada de dvd original tive de me contentar com alguns dvds de baciada da Comix.
ResponderExcluirE não sei se essas empresas vão no AnimeCon, um evento que já foi melhor e que caiu no esquecimento do povo, tendo até que mudar de data (era em 1 e 2 de agosto e agora pra 6 e 7 de setembro).