Ora bolas, quem nos estipula a hora de crescer somos nós mesmos! E o fato de crescer não quer dizer que devemos esquecer o que é realmente bom, afinal de contas, ainda assistimos animes, desenhos e séries com a mesma força de antes (e viva a Nossa Senhora da Banda Larga). O que acontece para o abandono da televisão não somente por nós adultos, que aprendemos a imaginar novos mundos com ela, mas também com as novas gerações de crianças, que grudam seus olhos em telas de computadores e em jogos eletrônicos, é o engessamento sofrido em nossas emissoras brasucas da TV aberta ou fechada pelo mercado “estadunidense” (sim, porque americanos nós também somos. Estamos na América do Sul, esqueceu? e "norte-americano" também pode ser mexicano ou canadense).
Um belo exemplo desse encaixe forçado em nossas mentes quadradas de controle remoto são os Power Rangers, franquia bem sucedida vinda lá da terra do Uncle Sam. Bem sucedida uma ova! Veja bem, não sou nenhum revolucionário que deseja acabar com o poder do povo da parte de cima do Mapa Mundi, ou mesmo atirar aviões contra torres gêmeas, mas já são mais de quinze anos de retaliação e emendas mal feitas em idéias independentes que poderiam chegar até nós diretamente da Terra do Sol Nascente.
Então vamos à origem de todo mal: Haim Saban, compositor de aberturas de inúmeros desenhos animados europeus e estadunidenses, abre seu próprio estúdio em 1993 e tem a brilhante ideia de transformar séries super sentai em séries ocidentais.
E para obter um baixo custo de produção, ele compra da Toei Animation a série Jyuranger. Coitadinha! Mal sabia ela que seria totalmente picotada, sobrando apenas alguns pedacinhos com um monte de marmanjos fantasiados de monstros e robôs gigantes. O restante (lê-se restante como 80% do tempo que compõe a série) seria substituído por atores locais com enredos e acontecimentos próprios.
A desculpa é a mesma que acontece para as refilmagens dos grandes sucessos de horror que o cinema japonês anda revelando. Recordo-me agora uma declaração do diretor de Ju-On (que fora transformado em The Grudge ou “O Grito”) que concordou em dirigir o mesmo filme na versão americana. Quando perguntado o por que, ele respondeu “o povo dos Estados Unidos tem preguiça de ler legendas”.
E não é só isso, quando Saban resolveu reconstruir a série, ele disse que o público-alvo jamais aceitaria heróis de olhinhos puxados. Que absurdo! Mas relevemos, que a galera paranóica do Bush não admita que existe heróis em outras partes do mundo ou não tenha destreza para ver um filme e ler legendas ao mesmo tempo, isto é problema deles. O que me incomoda e a muitos que sentem falta das séries Tokusatsu é: por que o Brasil tem que ir na mesma onda?
A desculpa é a mesma, série americana é mais barata e mais fácil de dublar. E mais uma vez o audaz e o original do “sou Brasileiro e não desisto nunca” são vencidos pelo poder do capitalismo. A conformidade tupiniquim em seguir o pensamento americanalhado está nos privando de conhecer outras culturas, outras formas de rir, de chorar, de pensar.
Temos que esperar pacientemente que boas ideias vindas da Europa, Ásia, África ou Oceania passem pelo crivo de um povo que quer dominar o mundo, começando pelos heróis infantis. Quando os brasileiros vão entender que é de pequenino que se torce o pepino? Abram os olhos, eles estão nos torcendo, nos moldando à sua vontade. É preciso receber outros heróis em nossas terras ou quando quisermos criar os nossos será muito tarde, pois estaremos condenados a todos os super-heróis se chamarem Rangers e todos os robôs gigantes serem Zords.
Então se você é do tempo em que o Flash King perdia um braço e acarretava em um grande drama até ser substituído pelo mega-apressado Taitan Junior, parabéns! Você que passou por uma grande fase e conhece o ritual de ser fã de uma série de verdade, voltava correndo do colégio para fantasiar durante meia hora e depois saia pra brincar com os amigos. E se você não é desse tempo, procure na internet por Changeman, Flashman, Black Kamen Rider, Jiraya, Go Go Five, Jaspion, Maskman, etc. Escolha qualquer uma e assista. Assim, você vai entender do que estou falando e realmente terá vontade de esquecer a televisão atual.
Esse texto é uma piada! Estão colocando a Toei como coitadinha na história. A empresa participa de TODO o processo de adaptação de um toku nos EUA. Os americanos não passaram os japas pra trás. Essa foi a forma encontrada pra Toei entrar em mercados que não viam seus seriados com bons olhos (EUA inclusive). Ela fatura tanto OU MAIS que os americanos com esse tipo de adaptação. Nem vou ler o resto.
ResponderExcluirEu sempre gostei de Power Rangers e muito por sinal, pelos menos dos primeiros, depois deixei de assistir.
ResponderExcluirCara isso é tudo muuuuuito relativo...
ResponderExcluirEu tenho 23 anos....vivi com a maior intensidade do mundo aquela epoca e não me arrependo disso.... mas e dai?!?! e se continuassem a passar series originais do japão inerruptamente por 15 anos...
você realmente acha q todos que viveram aquela epoca iriam gostar tanto de um tokusatsu de 2009 quanto gostou de um que passou em 1995?!?!?!
a grande questão...é q nos presenciamos os PRIMEIROS e isso se torna diferente....isso se torna mais forte, mais nostalgico e tudo mais....
Eu li um comentario no youtube que foi totalmente genial....era algo mais ou menos assim... "as lembranças dessa época são o que realmente YYH representa.!!!"
é e exatamente isso...não é a questão de discurtimos se jaspion era bom, se flashman, cdz, yu yu ou whatever....a questão q pelo menos faz eu me emocionar, que faz eu achar esses animes e toku fucking epic...são os fatos de exatamente me lembrar de coisas maravilhosas na minha infancia...
é a mesma coisa se perguntarmos para alguem q tinha uns 10 anos a mais q nos naquela epoca...se eles prefereriam armação limitada (ou esses seriados daquela epoca) ou jaspion....ou é a mesma coisa para nós...se perguntarmos se preferimos hanna montana, high school music do que jaspion ou winspector...
entendeu?!?!?!
como ja disse o anonimo nao coloque a toei como coitadinha da historia se existem culpados, se podemos dizer assim, ela tem grande participacao nisso... mas o maior problema de todos è que cada vez menos os japas parecem gente... para se tornar cada vez mais emos e transformistas!!!!!!!
ResponderExcluirGostei do texto, principalmente da conclusão, pois sou desse tempo. Hoje a TV está uma grande e fedorenta bosta, se é culpa de uma coisa ou de outra eu não sei, mas que está uma merda está!
ResponderExcluirIsso que dá ser o quintal dos EUA.
E se você não é desse tempo, procure na internet por Changeman, Flashman, Black Kamen Rider, Jiraya, Go Go Five, Jaspion, Maskman, etc.nese tempo passava algo que prestava,compensava ficar na frente da tv a manha inteira.
ResponderExcluirE também, todos os vilões de Xaviax!!!! Haim Saban é um idiota picareta mesmo, que nem o Geraldo Luís da Record, a Christina Rocha e a Márcia Goldschmidt.
ResponderExcluirprefiro assistir hj power rangers do q os sentais q estao cada vez mais ridiculos mais infantis e sem nenhuma criaçao. pelo menos os americanos estao tendo um enredo melhor q dos japoneses e eles tentao melhorar mais a serie, q a original (japonesa) esta cada vez mais horrivel ex: magiranger, shinkenger, go onger etc sao horriveis e os americanos estao tentando melhorar oq pode as series.
ResponderExcluirsim antigamente flashman, changerman, japion e conpanhia limitada era bem melhor q o novos sentais e power rangers juntos mas hj estao ridiculos.
resumindo os americanos estao mandando bem sim infelizmente.
o kamen rider dragon knight ew bem melhor q o original o ryuki na minha opiniao
fato 1 a toei é culpada e uma capitalista pois esta ganhando dinheiro em cima dos americanos ou seja, ela não tem nada de inocente nisso mas o autor do texto parece que não defendeu essa empresa e acredito eu que ele talvez tenha esquecido desse pequenino detalhe mas ate eu me confundo e sempre caio em cima dos americanos quando na verdade a dona dos sentais é tão picareta quanto.
ResponderExcluiros japoneses adoram as versoes americanas por lá sai ate dvd de power ranger e passou na tv via toei channel ou seja, se lançam é pq tem como faturar.
por ultimo eu prefiro os sentais mas me canso do enredo deles, da infantilidade, previsibilidade e atores cada vez mais emos com seus penteados absurdos e suas carinhas yaoi. os caras nem lutam sem roupa.. em magiranger eles só deram uns tapinhas numa cena e depois foram se transformar. e as cenas deles sem capacete pra fingir que usavam as roupas? todo mundo constrangido se virando de lado na hora da cena vai entender.
ja nao se fazem mais sentais como antigamente mas ainda me agradam. odeio power rangers pois são infantis, seus enredos são bobos e chatos. só se criou esse fanatismo gigante pq os fas descobriram que existem os originais japoneses. e o cara que sempre viu PR e ve um sentai só anos depois é claro que vai achar os americanos melhores.
mas sinceramente prefiro os japoneses e infelizmente graças aos americanos e aos japoneses da toei, perdemos muita coisa boa.
EU TENHO 35 ANOS, SO AGORA APOIS 2 ANOS QUE TENHO NET. DESCOBRI DE JANEIRO PARA CA COMO ASSISTIR AS SERES SUPER SENTAIS DO PASSADO E DO PRESENTE, ESTOU ACOMPANHANDO BLACK E RX E E ACOMPANHEI TAMBEM O DECADE QUE POR SINAL MIM DECEPCIONOL MUITO, MAIS DIZER QUE O SENTAI ATUAL NAO E BOM ESTA TOTAL MENTE ENGANADO ELE E OTIMO SO NAO GOSTO COMO ELES SE VESTEM PREFIRO O MODO DE VESTIR DOS CHANGEMAN, KAMEN RIDER W TAMBEM E OTIMO, SE CONTINUAR NESSE RITMO. AGORA QUANTO AOS AMERICANOS OS ODEIO NUNCA CONSEGUI ASISTIR NENHUM. SE SEMPRE TIVE SKY.
ResponderExcluirAMERICANOS LIXO POR ISSO DOS 2 ANOS PARA CA NAO SEI MAIS O QUE E TELEVISAO. SERIES NA NET E FUTEBOL QUE OUTRA PAIXAO QUE GOSTO ISSO SIM VEJO NA TV.
ENTAO NAO MIM PREOCUPO NEM UM POUCO COM TV.
MOSTRO PARA MEU FILHO ESCOLHER PARA ASISTIR O QUE E BOM DE VERDADE.
Ah...esqueci de uma coisa, Xaviax e Grimlord são a mesma coisa em se tratando de vilôes. Em Power Rangers, alguns vilôes exclusivos são: Lord Zedd, Ivan Ooze(filme), Ransik(Força do Tempo), Lothor(Tempestade Ninja), Mesogog(Dino Trovão), Grumm(Super Patrulha Delta), além dos aliados: robô Alpha 5, Zordon, Demetria, Bulk & Skull, o guarda, o homem do restaurante, etc...
ResponderExcluirPor favor, né. Pode ser que os tokusatsu não sejam mais sérios como antigamente, mas é de longe muito melhor que "Pau nos Rânger". Mesmo agora as séries Super Sentai estando um pouco mais infantis, sempre que dá é colocado um pequeno drama, uma ceninha com sangue, ou até mesmo um pouco de ROMANCE. Sim pois em Pau nos Rânger parece que eles são robôs sem sentimento, que não sangram, etc.
ResponderExcluirSem falar que já está tudo muito clichê, sempre os mesmos termos (Zords, Morfar, etc). Além de que se Super Sentai tá ficando infantil, Pau nos Rânger tá beeeem mais. Falaram aí de Magiranger, mas i Mistic Force? Foi HORRÍVEL!!!
Ainda bem que desisti de assistir essas porcarias americanas. A última que assisti dignamente foi S.P.P, mas sem assistir direito o Ninja Storm e DinoThunder. As primeiras adaptações eram até um pouco melhores (talvez pela novidade e pelo povo nunca ter escultado Zords e morfar), mas dizer que tá melhorando?! Pfff... Eles estão melhorando mesmo em nos privar da maravilhosa cultura japonesa e a nos impôr a deles, que todo mundo já enjoou faz tempo... Liberdade de conhecer novas culturas JÁ!!!
Ola Meus amores, eu voltei.
ResponderExcluirNo Brasil muitos de nos q somos saudosistas temos em casa nossas series favoritas.
Uma coisa q muita gente nao pensa é q os tukus sao feitos para crianças. Quem ja pegou os dvds originais dos tokus q sao adptados para se transformarem em RANGERS sabe do q estou falando. Os inicios sao sempre com crianças mostrando como cuidar de dvds etc etc....
A iconografia dos tokusatsus sao sempre infantis, e nos amamos nao pq somos infantis e sim pq somos saudosistas.
Gostei do texto....
Os americanos vao querer sempre dominar o mundo que eles jamais irão alcansar: NOSSOS SONHOS de infancia.
beijos na alma de todos
Lógico. Ryukendo não é Power Rangers. Ultraman não é Power Rangers. Kamen Rider não é Power Rangers. E Tokusatsu não é Power Rangers. Terminei de assistir Sharivan no Youtube.
ResponderExcluirVOces sabem se aquele site com uma animação em flash meio comedia de uns 10 anos atras ondeo vilao era um monstro meio que de armadura medieval e o lacaio encarredado de dominar a terra era um monstro que parecia cocô chamado macacarolho.
ResponderExcluirTambem tinham 5 membros e era uma satira dos power rangers. Queria ver novamentes as animaçoes mas perdi completamente o nome.
Se alguem souber o nome e se o site ainda existe please me mandem um e-mail godarthkractus@hotmail.com ou icq 41670864
Q isso povo,vcs estao detonando os americanos,eles nao sao tao ruins assim nao,pow,vamos concordar,vc ficam falando de changeman,flashman,eu ja assisti,tinha muita emoçao sim,dava gosto mais po,aquela imagem toda ferrada,os efeitos todos mal feitos,a transformaçao entao nem se fala,qdo fizeram PR,eu nem assisti,o primeiro q eu assisti foi In Space,qdo eu assisti eu viciei,a hain saban as vezes fazia umas melecas(em turbo quase todas as cenas de lutas era as toscas do japao,e em wild force a historia era pessima)dps q a disney assumiu,ai sim fico manero,nao era infantil,ta bom so 1 poco,mais pow,a serie atual(RPM)esta bem legal,apenas a dupla dinamica conhecida como KR Double de RPM(Gem e Genma)e o Ziggy q deixam meio infantil a serie,mais a historia e bem legal e ate 1 pouco seria,os e as series dos japao,como Go-onger,pow,os mechas tinha olhos,falavam,e agora eles tao com essa mania de usar o mesmo lugar sempre(os filmes de KR Den-o,Shinkenger dentre outros,nao sempre no famoso mundo samurai)a pelo amor de Deus,muda um poco,fica sempre o mesmo cenario,em Shinkenger,samurai world,go-onger,samurai world,KR den-o(todos os filmes)advinha:mundo samurai,pow,vcs criticam tanto os americanos,mais eles fazem coisas boas tb,mais pow,fugindo do assunto 1 poco,se comparar rescue fire com pr e super sentai,eles viram a celula da mosca q ronda o coco do cavalo do bandido em termos de efeitos especias!
ResponderExcluira Toei é uma empresa Nazista,capitalista e prostituta
ResponderExcluirse vendeu aos EUA,esqueceu-se do porque os tokusatsus foram criados em primeiro lugar,que era barrar a invasão dos super herois estadunidenses no japão,no periodo pós guerra
mas felizmente ainda tem a Tsuburaya e a Toho que não se vendem assim facilmente
Para min nada supera a séria Jetman Esquadrão Pássaro considerada como melhor esquadrão ja feito procuren no google .
ResponderExcluire entre Jason Frank JR e Kazuo Niibori prefiro o Kazuo como dublê de sentai ele tem mais de 20 participaçãoes e hoje é diretor ja interpretou change dragon e mais 19 vermelhos