Bem ao estilo japonês, esses bichinhos superavam sua força evoluindo. Tinham digimons de todo tipo: dinossauro, cachorro, passarinho, planta, gato, etc... Enfim... (se quiser saber mais sobre o anime, consulte o google). Há dez anos, em 2000, quando estreou Bambuluá e TV Globinho, Digimon desempenhou uma papel muito importante na minha vida de otaku, já que era o momento da minha infância... Mas voltando ao presente, desses tempos pra cá comecei a baixar e assistir imediatamente o anime, além de me recordar como foi assistir cada momento e notar a diferença do dublado para o legendado (não tenho nada contra!), pois hoje eu tenho uma nova percepção e hoje divido com vocês.
Detalhes iniciais: Taichi é o típido herói: corajoso e um pouco sem noção. O símbolo do brasão dele representava a coragem, uma característica muito presente nos líderes de grupos, por tomar a frente nas decisões;
Yamato tinha o carisma do garoto tímido centrado em si mesmo, suas características estão mais pra anti-herói, oposto do Taichi, ele é quieto, maduro, que quer se passar por durão, um pouco irritadiço, mas seu peso de bondade é a preocupação com o irmão (isso não nos lembra outros animes?); Sora e Mimi são as representantes femininas (a Hikari fica no outro parágrafo), uma é a menina esportista e amável, a outra é a patricinha.
Sora representa a garra feminina, seu brasão o amor, representa sua solidariedade com o próximo.
Mimi é praticamente a mesma coisa, só que em uma versão em que ela aprende a se importar com os outros, é contra a violência, e fresca... Continuando: Joe é responsável e preocupado, foi um personagem que mostrou a que veio, apesar de ser bem coadjuvante, por isso não sei muito o que dizer sobre ele, mas sei que existe.
Koushiro, o nerd dos computadores, este é um personagem bem típico, note quando você assistir os filmes de turminha do barulho que passam na sessão da tarde tem sempre um assim, o bom é que ele se mostrou diferente dos filminhos americanos, Koushirou era carismático por usar sua sabedoria de uma forma lógica a ajudar os amigos, tinha uma personalidade amável.
Takeru o garotinho praticamente indefeso que se mostra super capaz ao se desvincular da pressão do irmão. De certa forma é um personagem típico também, os mais jovens cheios de esperanças, com menos angústia, mostra que apesar de ser mais novo vai além da fragilidade. Hikari, que apareceu depois, a meiga, é praticamente uma versão feminina do Takeru, esse tipo de personagem mais jovem em relação aos do grupo é super comum. É uma descrição básica pra personagens de anime, mas tinha pra cada um uma característica para as crianças que assistiam se identificar.
Essa diversidade foi um ponto positivo na estória, cada personagem com seu momento, com conflitos que se resolviam e os tornavam melhores e seus digimons evoluíam, cada um teve uma atenção especial, e também interessante, nunca isolado dos outros. Reconheçamos que essa história de bichinho virtual não era tão novidade, pois tinha o Pokémon que fez também bastante sucesso. Digimon tinha (ou tem) uma história legal, um ritmo interessante pra não deixar cansativo, a história estava bem amarrada sem deixar nenhuma interrogação de fora; prende e instiga a atenção de quem assiste.
A trilha sonora é bem legal também, com a música "Brave heart" que tem um riff legal, sem falar nos episódios que tocou Boleros de Ravel, que... até agora eu não sei por que tinha que ser essa música, qual a relação... Enfim... O que interessa afinal é que Digimon, pelo menos pra mim, não perdeu a magia. Re-assistir animes que fizeram parte da nossa infância, é praticamente um processo de autoconhecimento (sem hífen? ... nossa que filosófico!), entender como nossa preferência mudou com aqueles animes fizeram parte de um processo.
Digimon pode ter um enredo meio óbvio, ou clichê por causa de alguns personagens, mas não deixou de ser interessante. E as conclusões que se pode chegar são: 1- Vale à pena assistir animes da infância, exceto Cavaleiros do Zodíaco; 2- Re-assista os animes para uma autocomparação do espectador que você era antes, e o que é agora (Obs.: ainda não re-assisti a continuação). Não achei nada interessante no Data Squad, pra mim só valeram a pena o primeiro e o segundo! Até a próxima!
Num é por nd ñ, mas acho q deveriam respeitar CDZ, atrevo-me a dizer q se ñ fosse o sucesso q o mesmo obteve o cenário atual d animê no Brasil seria muito inferior ao visto hj ¬¬
ResponderExcluirNo mais a matéria ta bacana, boa sorte.
pq "exceto Cavaleiros do Zodiaco"? ¬¬
ResponderExcluirComo o João disse deveria respeitar mais cdz.
Adorei a matéria, são poucos que respeitam Digimon, gosto de Digimon sim, e muito, o melhor Anime, foi oque me marcou, claro, teve seus altos e baixos, mas qual anime não tem isso ? Vale muito apena assistir animes da infância. Vejo Digimon até hoje. Continue fazendo matérias como essa :]
ResponderExcluirDigimon = cópia do Pokémon que nunca deu certo!
ResponderExcluirdigimon fez muito mais sucesco que pokemon e é o melhor anime que ja vi na vida
ResponderExcluirDigimon para me foi um dos piores animes já lançados e sem graça, aguado. Voce deve repensar o que diz antes de falar besteira sobre CDZ. Ele é um marco muito importante para a minha geração. Há esqueci. voce é mulher e nao endente dessas coisas.
ResponderExcluirFui!!
se nada deu certo pq as pessoas preferiam assistir digimon a pokemon?
ResponderExcluirso pra ñ esquecer...qual o seu problema com CDZ? eu ñ gosto tanto,mas ele eh bem legal(retirando o fato de terem criado o personagem principal mais "enrritante de todos os tempos"
Digimon é cópia de Pokémon??? Isso eu tenho que discordar. Digimon faz parte de um gênero que Pokémon ajudou a crescer, ou seja, se você diz que Digimon é cópia, então você também considera Medabots, Monster Rancher e outros como cópia também. Isso é errado.
ResponderExcluirE outra coisa: Desde quando precisa ser homem para entender de animes?? Comentário infeliz esse hein
Nem falem que digimon é cópia de Pokemon, vcs que naum sabem que o primeiro mangá de digimon veio primeiro que o 1º game do pokemon. (e para vcs que naum sabem pokemon é um game que virou anime e não um anime que virou um game)
ResponderExcluirLegal a matéria, mas, realmente, "exceto CDZ" foi mancada, já assistiu o "SS - Lost Canvas"? É excelente, recomendo q assista/leia e repense. Quanto aos babacas que criticaram o texto sem argumento algum, bom, não há muito oq dizer, são babacas...
ResponderExcluirEx.: "Há esqueci. voce é mulher e nao endente dessas coisas." - 'Há' do verbo 'haver'?!. Em tempo: oq tem a ver o fato de ser uma garota/mulher?!
Como eu disse, babacas...
Continue com o bom trabalho. ;D
Calma gente é so a opinião dela. Ela não gostar de CDZ é um direito dela, tem muita gente q vai ler essa materia e não vai concorda com ela no que fala sobre Digimon.
ResponderExcluirEu assim como ela so gostei dos 2 primeiros Digimon e ainda gostei um pouco do 3, o resto nunca assistir nem o primeiro ep completo...
E assim como vcs tenho CDZ como o meu anime favorito, sou fã fiel ao CDZ desdo tempo da rede manchete.
É a estreia dela, acho que ela não é uma critico em animes profissional (Se é que existe criticos profissionais para animes) sei q para cinema exitem de montão.
Ela não faltou com respeito não, pois ela não falou nada sobre cdz, so deu sua opnião que para ela n vale a apena assistir denovo.
Mas será que ela assistia na rede manchete? pelo jeito não! deve ter baixado um outro episodio na net não gostou.
Gosto cada um tem o seu, CDZ é legal sim, mas sei lá, tem melhores, se ela não gosta, oq voce tem a ver com isso, só porq ela é mulher que não vai entender de Anime, fez parte da sua geração e não da dela ;]
ResponderExcluirEu ainda gosto de CdZ...
ResponderExcluirEnfim, pra mim o melhor Digimon foi o 3º, era mais maduro e sem tantos clichês nos personagens(A Ruki por exemplo foi a única garota forte não-paty de todos os digimons e o Takato o único protagonista não "eu sou o melhor, o corajoso" de todos os digimons tb)
Primeiro: Digimon sempre foi uma merda de ''anime'', está longe de fazer o sucesso que ainda faz POKEMON. Assisti a 1° temporada e quando terminou vomitei de tão ruim. Digimon = cópia do Pokémon que nunca deu certo! [2]
ResponderExcluirSegundo: Ana Paula, não entendi o motivo de criticar indiretamente CDZ quando o mesmo não tinha nada a ver com sua redação. Você foi muito infeliz em dizer aquilo.
Terceiro: O ANMTV deveria avaliar mais seus ''profissionais'' ao sair chamando qualquer um para falar m**** num blog tão bem visto como este.
Quarto: não tem quarto.
Hmm, eu acho que da próxima vez a autora poderia tentar diminuir o uso de vírgulas; algumas frases parecem que não acabam (como quando uma criança fica falando muita coisa direto até perder o fôlego, sabe?).
ResponderExcluirBoa sorte aí com as próximas matérias.
Abraço,
Rafael "Kryzon".
Ana Paula, antes de tudo, seja bem vinda ao blog anmtv. Gostei de seu texto, mas sugiro que revise algumas comentários antes de postar no blog. O tema da redação era a nostalgia que digimon traz a você, não é? Bem, cada um tem um anime que causou forte impressão na infância e, portanto, foi desnecessário seu comentário sobre cdz. Você tem todo o direito de não gostar, ou por que não fez parte da sua infância ou por que não viu graça nele mesmo, mas essa é sua opnião. No resto, continue com o bom trabalho e não dê importância a comentários de pessoas que ainda tem muito o que amadurecer.
ResponderExcluirDigimon, para mim, é melhor do que Pokemon, fico feliz em saber que marcou não só a minha infância, como a de outros.
ResponderExcluirsobre CDZ, eu assistia ele na época da Manchete, adorava, ele também faz parte da lista de animes que estão na minha infância, porém reassistir CDZ hj é um pouco decepcionante, principalmente as primeiras fases. Eu adorei a dinâmica narrativa da fase Hades e Elísios(assisti faz alguns meses), e estou adorando tanto ler o Manga quanto assistir o anime do Lost Canvas, é muito legal.
O que vcs acham de uma matéria sobre a influência didática do CDZ?
"1- Vale à pena assistir animes da infância, exceto Cavaleiros do Zodíaco"
ResponderExcluirAcho que alguém fez uma interpretação errada, ela disse que CDZ não vale a pena rever, não que era ruim. Eu, por exemplo, não consigo assistir CDZ hoje em dia, o desenho era feio. Talvez o manga eu leria, mas ver de novo o anime, nunca.
"...já assistiu o "SS - Lost Canvas"?"
Acho que ela estava falando só do velho CDZ.
eu era mt pequena quando passava digimon na televisao, mas mesmo assim eu me lembro com clareza, as minha temporadas preferidas sao a 1 e a 2, so q o final da dois foi meio decepcionante: todos tem digimon,nem o davis ou o TK ficaram com a kari, e tava na cara que o tai gostava da sora e ela termina com o matt =(
ResponderExcluirnao concordo na parte q ela disse q nao achou nada de interessante no Data Squad ou no original Digimon Savers bom eu curti muito.. ate achei parecido em alguns detalhes com a 1ª serie... entaum compensa assistir 1,2 e o 5 Savers *-*
ResponderExcluirpow oq tem contra cavaleiros do zodiaco é bem melhor digimon sabia ?
ResponderExcluirpow cdz fez parte da mnha infancia ¬¬ digimon é legal sim
+ tbm tem q ver q cavaleiros do zodiaco vale mto a pena
tem q ver rever recontraver dezenas de vezes
Digimon bem melhor q Pokemon, pokemon nunca acaba só os japa pra gostar até hj pff
ResponderExcluiruma coisa que ninguem percebeu,mas vc deveria ter colocado o nome dos personagens como ficou conhecido aki no brasil e nao como eh o popular no japao.
ResponderExcluire sobre CDZ,sem comentarios.
Tambem acho Digimon bem melhor que pokemon, a historia dele é bem melhor, todas as temporadas são boas, mas as melhores para mim foram a primeira e a quarta.
ResponderExcluirTanto Digimon quanto CDZ marcaram a minha infância, são ótimos animes
ResponderExcluirMas nada supera o MELHOR ANIME DE TODOS OS TEMPOS, Dragon Ball Z!!!
Os dois são otimos mas pela primeira temporada de pokémon e aquela historia de amizade de ash e levar em conta q faz sucesso até hj e esta até no guiness; e levar o fato q esse anime me cativa 10 anos depois pokémon leva vantagem.
ResponderExcluircdz eh classico sem comentarios e levar o fat sobre essa obra prima...
Realmente RE-ASSISTIR CDZ é uma tarefa difícil, não que ele seja ruim, eu adora ir na casa do amigo em que pegava a manchete para ouvir Meteooooroo de pégasuuuuuu.
ResponderExcluirAgora quanto ao digimon, era muito bom eu até adorava a musiquinha da angélica. Sempre assisti poke e digimon sem problemas.
Agora a única tem porada ruim mesmo foi a segunda.
Obrigado e parabéns pela matéria ^^
P.S.: Da próxima vez coloca os nomes em português (japonês) se vai falar de um anime que fez muito sucesso no brasil.
eu até gostei do seu texto....
ResponderExcluirmas em relação a minha opinião eu gosto muuuuito dos 3 primeiros digimons.... dali para frente acho q perdeu muito a magia...
o 1 e o 2 por serem extremamente ligados dava uma narrativa bacana... ainda mais pq tinha contextos mais adultos do que pokemon (tsc tsc)... como morte... sem falar q os personagens eram muito bem mais bonitos e interessantes...O 3 veio com algumas coisas interessantes tbm, um digimon "sem mestre", mostrou os "deuses"(q para variar são inspirados na lenda japonesa ou chinesa daqueles 4 animais....),digievoluções legais ...sem falar q as 3 primeiras franquias tem musicas sensacionais e que são usadas muito bem durante os episodios....
o 4 e o 5 realmente eu achei muuuuuuuuuuuito fraco...o 4 eu CONSEGUI ver todo mas não gostei nem um pouco...e o 5 vi até a parte q não aguentei mais...--"""""""""
em relação a CDZ...eu vejo por dois aspectos...
1º realmente o anime é muuuuito mal feito.... animes da mesma epoca tem um traço muito superior...como dbz e yu yu, shurato...enfim...muito melhor...
2º me desculpe os fãs de CDZ... mas CDZ é uma merd@....muito mal feito, muito mal desenhado... o Kurumada não sabe o que é perspectiva e volume... desenha os personagens totalmente chapado e retos...--""""""""... e todas as sagas se resumem a salvar a Athena em 12 horas contra 12 caras, q são mil vezes mais fortes q eles mas que "MILAGROSAMENTE" no final eles sempre conseguem ganhar....
(lost canvas não é feito pelo Kurumada...--""""""""" então não tem nada haver....é feito pela Shiori Teshirogi)....
Realmente, o Savers é um dos melhores, vem depois do 1º pra mim. Mas só da pra perceber isso depois do episódio 15 ou 20 que o Anime vai se desenvolvendo.
ResponderExcluirMEU DEUS!!! Tem gente que gosta de implicar com coisa que não tem nada a ver. Se ela tivesse falado que CDZ é uma porcaria ou alguma coisa do tipo eu até entenderia o por que das "pedradas", mas ela só expressou a opinião dela. Todos nós temos o direito de ter uma opinião (mas sem ofender ninguém) e devemos respeitar a do outro.
ResponderExcluirEu sou fã tanto de Digimon quanto de Pokémon (ambas mais no início) e também gosto de CDZ, apesar que curto bem mais as últimas sagas do que as antigas. Mas não acho que todo mundo tem que gostar deles e também não acho que ela tenha desrespeitado, ofendido ou alguma coisa do tipo.
Acho que tanto Pokémon quanto Digimon tem seus devidos méritos e pelo menos pra MIM eles se diferenciam em vários aspectos, e ambos já perderam o fôlego que um dia tiveram. mas repito essa é a MINHA opinião.
E para o machista que escreveu aquele comentário infeliz (que eu acredito que tenha sido literalmente uma criança), te dou uma dica: da próxima vez é melhor ficar "CALADO" pois entender ou não sobre qualquer coisa não depende do gênero. Eu mesma sou otaku já faz muito tempo e entendo mais que muita gente, assim como sei que existem muitas pessoas que vão entender sobre o assunto muito mais do que eu, sejam elas homens ou mulheres.
eu posso dizer, fiquei insegura em relação ao meu primeiro texto para o ANMTV, sinceramente
ResponderExcluirachei que digimon não ia causar tanto furor. Mas além do Digimon, o comentário sobre CDZ foi
bombástico. VOu tentar responder aos comentários
"deveriam respeitar CDZ"
eu Respeito CDZ
"Adorei a matéria, são poucos que respeitam Digimon"
"Continue fazendo matérias como essa"
obrigado Alarico, vou continuar, pó dexa!!!
"Digimon = cópia do Pokémon que nunca deu certo!"
cada um tem sua opinião
"CDZ. Ele é um marco muito importante para a minha geração. Há esqueci. voce é mulher e nao endente dessas coisas."
CDZ marcou minha geração, até de meninas, mas me desculpa vc é uma criança machista que concerteza não
deve nem arranjar uma namorada por que expressa esse tipo de opinião ridícula!
e com certeza falta as aula de português, por que: 'Há' do verbo 'haver'o.O
"Digimon faz parte de um gênero que Pokémon ajudou a crescer, ou seja, se você diz que Digimon é cópia, então você também considera Medabots, Monster Rancher e outros como cópia também. Isso é errado."
Raphael-san, eu não tenho certeza se esse comentário foi pra mim, não considero Digimon uma cópia de POkémon, apenas foi na mesma levada
de sucesso, e acredito que hoje em dia são poucas coisas 100% originais, tudo tem um tipo de influência, inferência de outras histórias
"Segundo: Ana Paula, não entendi o motivo de criticar indiretamente CDZ quando o mesmo não tinha nada a ver com sua redação. Você foi muito infeliz em dizer aquilo.
Terceiro: O ANMTV deveria avaliar mais seus ''profissionais'' ao sair chamando qualquer um para falar m**** num blog tão bem visto como este."
Izumi, não critiquei indiretamente CDZ, meu comentário sobre CDZ não foi indireto. e até onde eu saiba o ANMTV apóia meu texto, afinal eles postaram o texto que escrevi,
mas faze o que? não posso agradar a todos. Acho que o ANMTV também não perdeu sua credibilidade!
"eu acho que da próxima vez a autora poderia tentar diminuir o uso de vírgulas"
vou prestar mais atenção nisso, qualquer opinião é valida
"seja bem vinda ao blog anmtv"
vlw Onofre,
"foi desnecessário seu comentário sobre cdz"
...
"Acho que alguém fez uma interpretação errada, ela disse que CDZ não vale a pena rever, não que era ruim. Eu, por exemplo, não consigo assistir CDZ hoje em dia, o desenho era feio. Talvez o manga eu leria, mas ver de novo o anime, nunca."
vlw Renan, alguém que entendeu o sentido do que escrevi!!!
CDZ ficou na lembrança,mas só na lembrança, digimon, não!
"so deu sua opnião que para ela n vale a apena assistir denovo.
Mas será que ela assistia na rede manchete? pelo jeito não! deve ter baixado um outro episodio na net não gostou."
como eu disse Mid, assisti CDZ quando tinha 5 e quando tinha 15 anos, e agora com 20 assisti as fases finais e assisto/leio Lost Canvas e estou gostando muito de Lost Canvas.
lukers18-"exceto CDZ" foi mancada, já assistiu o "SS - Lost Canvas"
"RE-ASSISTIR CDZ é uma tarefa difícil"
concordo
"vc deveria ter colocado o nome dos personagens como ficou conhecido aki no brasil e nao como eh o popular no japao."
vou tomar mais cuidado com isso então!
igor e Carolina, gostei da maneira como expressaram suas opiniões. os comentários de vocês foram mais extensos e curto troca de idéias, não insultos sem fundamentos!
Gostei da matérias, mas achei q deixou a desejar em alguns pontos. Esqueceu de comentar a maturidade da história, se comparado a Pokemon, por exemplo.
ResponderExcluirNo 1º, usava a "mitologia" da Bíblia, com o número da besta e tals. No 2º, utilizou da mitologia japonesa. Discutiu fatos como matar o inimigo ou não, sabendo q este é mal (o q causou um grande peso na consciência dos personagens do 2º).
Enfim, apesar de ter sido um anime pra crianças (os traços comprovam isso), ajudou a criar, de certa forma, uma consciência do peso de suas escolhas na sociedade.
Bem diferente de Pokemon, q não ensinava absolutamente nada -.-'
Mas isso bale apenas para o 1º e o 2º; as outras continuações de Digimonq foram criadas foram completamente inúteis u_u"
mais uma coisa izumi eu respeito sua opinião,porem você tem que respeitar a opinião dos outros
ResponderExcluirizumi vc está se mostrando ao falar essas coisas como uma pessoa imatura e estupida demais para aceitar a opinião alheia.
ResponderExcluirdesde o momento que voce começou a falar mal das pessoas simplismente demonstrou sua arrogancia
"as vezes ficar queto é melhor que falar idiotices"
haha
ResponderExcluirNão Ana, o meu comentário foi mais uma resposta ao anônimo que disse que Digimon era uma cópia de Pokémon que não deu certo. Acho que o pessoal que pensa desse jeito considera cópia porque Digimon também tem monstrinhos e apareceu depois de Pokémon.
Por isso falei que Digimon faz parte de um gênero que Pikachu e CIA. ajudou a crescer
Digimon adventure foi o melhor sem comparação com os outros a continuação com digimon 02 foi legal. digimon tamers foi bom e as outras duas foram sem graça, principalmente a ultima. Qm acha que é cópia de pokemon azar de vcs pq perdem um anime q pelo menos tem historia ja q pokemon so enrola. e cara respeite CDZ esse anime é tão importante quanto DBZ.
ResponderExcluirDigimon foi um desenho das melhores qualidades em todos os tempos, tem ação aventura e é muito engraçado em alguns momentos e tem horas que emociona muito. por isso virou um grande suuucesso em todo os lugares que foi assistido!
ResponderExcluirPokemon tambem o anime são muito bom e jogo ainda e bem elaborado, vc se sente que esta no anime treinando o seu pokemon isso que o digimon não fez ou esta muito dificil de encontrar, um jogo com essas qualidades que colocaram no pokemon que não colocaram no Digimon.
Pra quem e fã mesmo de anime uma dica assista SLAM DUNK e um exelente anime com muitas qualidades!!!
meu nome e bruno
bruninho_mc2@hotmail.com
Adorava DIGIMON, assistia quando tinha tinha uns 7 anos, recomecei a assistir, e mesmo assim continuo amando. Também não achei os outros muito interessante, bom mesmo é o 1 eo 2 !
ResponderExcluirEPA! Eu estava adorando a materia de verdade, até pergunto se a Ana paula tem twitter, mas que historia é essa de Exceto DBZ?
ResponderExcluirSe você é fã de anime deve saber o quanto CDz foi e é importante, entendo que pra uma garota um monte de caras lutando não chame tanto a atenção, afinal voce deve preferir um "Fruits Basket"
Mas tem que respeitar o Gosto dos outros
eu sou uma garota e achei tanto CDZ quanto DBZ muito importante para mim,e eu prefiro muito mais uns caras lutando do q suspiros irritantes.
ResponderExcluirnossa... Ana Paula eu adorei a matéria... e adorei o apoio da galera... tirando os coments de ofença... ¬¬
ResponderExcluirbem... pra mim, n vai ter digimon q supere o 1º ☺ ... foi otimo... perfeito... unico... o 2º foi bom... pq seguiu os antigos personagens... mais mesmo assim n superou o primeiro
os outros foram bom... mais ainda n assisti o 5º
com relação de pokemon= digimon,sem chance... são totalmente distintos... os 2 possuem elementos proprios (sendo que eu sou bem mais Digimon)
e CDZ tbm fez parte de minha infancia (eu notei q de que modo vc falou do CDZ, n criticando mais de modo q realmente n da pra rever... ainda mais q eh muuuita coisa e os traços n são lá essas coisas)
bem continue com o seu bom trabalho...
abraços
aproveitando o espaço... quem quiser me add pra fazer amizades aki oh
bobby_wpr@hotmail.com
MARCOU MUITO A MINHA INFANCIA ESSES ANIMES E ADORO REVER TODOS ELES!
ResponderExcluirADOREI A MATÉRIA, CONTINUE O BOM TRABALHO......
NÃO LIGUE PARA COMENTÁRIOS MALDOSOS; ISSO É PURA INVEJA!rsrsrs
bjim