quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Editora Savana: Resenha de Aflame Inferno - Volume 1

Aflame Inferno, primeiro manhwa e também lançamento da Editora Savana, empolga com sua história repleta de ação e com a dose certa de ecchi para os taradões de plantão. Publicado em julho de 2006 pela Booking Comics (Freezing, Jack Frost, Yongbi Bulpae Oejeon), da editora Haksan, Aflame Inferno continua sendo lançado até hoje, contando atualmente com 5 volumes, com fim previsto para o sétimo volume. O manhwa também começou a ser publicado no Japão em 2008, conseguindo o feito de estar entre os mais vendidos no gênero seinen.

Os autores, Lim Dall-Young (história) e Kim Kwang-Hyun (desenho), são conhecidos por publicarem manhwas tchungnyun, gênero equivalente ao seinen dos mangás. Lim Dall-Young é veterano na publicação de manhwa, tendo na bagagem títulos como Unbalance x Unbalance (arte de Lee Soo-Hyon), Black God (arte de Park Sung-Woo) e The Legend of Maian (arte de Jeong Soo-cheol). Já Kim Kwang-Hyun não possui muitos trabalhos conhecidos, sendo destacado apenas o próprio Aflame Inferno e Freezing, também fruto da parceria com Lim.

O acabamento segue o mesmo esquema de Unordinary Life, com uma bonita sobre capa, quase identica a original, com apenas algumas pequenas mudanças, como no logo do manhwa. Nas orelhas da sobre capa temos a sinopse da história e um pequeno texto falando sobre o feito do título ter ficado entre os seinen mais vendidos no Japão. Na capa em si, temos o mesmo desenho da anterior, no entanto, com ele negro com a borda branca. Há ainda as páginas coloridas, que no total são sete, e extras, onde é falado um pouco mais sobre os personagens e também tem os Concept Art (esboços) com comentários do autor. A impressão e acabamento foram realizadas pela IBEP Gráfica, a dona da Conrad.

Tudo estaria perfeito no manhwa, senão fosse sua tradução, revisão e edição. Existe algumas onomatopeias que não foram traduzidas, falas ao fundo que foram tratadas como onomatopeias, continuando em hangul (um dos alfabetos coreanos) com a tradução ao lado, em áreas onde facilmente poderiam ter sido substituidas por sua tradução. A revisão também não foi muito atenciosa, talvez pela pressa em lançar o título, deixando escapar alguns erros de acentuação, digitação e pontuação. A fonte utilizada para as falas de Inferno também não foi a melhor escolha, sendo um pouco difícil de ser lida.

Ainda existe um pequeno erro de digitação, deixaram o protagonista com uma idade na sinopse (que se encontra na orelha da sobre capa) e outra na história, respectivamente 17 anos e 19 anos (a correta). Como a diferença de idade não é de um ano, não poderia ser problema de padronização da idade do personagem numa possível "tradução" da idade para a contagem ocidental. Para quem não sabe, a contagem da idade na Coréia é diferente, você já nasce com 1 ano.

A história gira em torno de Kang Shichan, um estudante do 3° ano da escola secudária Kyungwon que tem sua vida mudada drasticamente depois de um grande incidente. Kang, após sair de uma comemoração com seus colegas e também de tentar bulinar sua professora, acaba se deparando no meio de uma luta entre dois demônios, Inferno, A Chama do Extermínio, e Bandara, O Terror do Leste. Inferno pede para que Kang fuja, entretanto, não houve tempo e ele foi mortalmente ferido.

Agora para salvar Kang, Inferno se transfere para o corpo dele e, por milagre, ele sobrevive. A partir daquele momento, Kang compartilha o corpo com Inferno e vive como um híbrido de humano e demônio, e, por causa disto, será perseguido por uma legião de inimigos de seu novo companheiro. Mas Kang não estará sozinho, contará ainda com a "ajuda" de Gehenna, A Chama da Destruição. Consiguirá Kang sobreviver a todos esses desafios e ainda levar uma vida relativamente normal?

Mesmo com seus problemas, o primeiro volume de Aflame Inferno vale ser adquirido. O bom acabamento, a história empolgante e outros atrativos como garotas semi-nuas nos fazem esquecer dos problemas. Lembrando que o primeiro volume de Unordinary Life foi publicado sem nenhum defeito, sendo assim, o próximo volume de Aflame Inferno deve seguir o mesmo exemplo. Além disto, a história melhora consideravelmente a partir do segundo volume, com a trama e as batalhas evoluindo.

História: Lim Dall-Young.
Artista: Kim Kwang Hyun.
Formato: 12,7cm x 17,4cm.
Páginas: 192.
Gênero: Ação, Aventura, Sobrenatural.
Série prevista em 7 volumes.
Periodicidade: Trimestral.
Preço: R$ 10,90.
Aconselhável para maiores de 18 anos.

11 comentários:

1. eu acho q tenho problema

nem notei os erros USHUASHUHAUHASUH³²²³

achei a estoria foda!!!

ResponderExcluir
  2. Acho uma grande pena eles terem errado justamente nisso. Deixaram todos com uma empolgação tão grande pela qualidade gráfica, títulos que pareciam ser ótimas escolhas, mas errar em digitação/revisão/ é um grande pecado e tira metade da diversão de ler um manga.

Realmente uma pena.

Mas todos erram, se Unordinary Life realmente veio sem erros desse tipo e o segundo volume de Aflame vier perfeito, ainda podemos apostar na editora. Que ela aprenda com seus erros!

Gyabbo!

ResponderExcluir
  3. Esses Mangas Da Savana Parecem Excelentes Tirando Os Erros Eh Claro xD

Vale A Pena Comprar So Pra Deixar As Outras Editoras No Chao Pra Criarem Vergonha Na Cara e Fazerem Algo Descente

Espero Que Eles Lançem Mangas Fhodas, Esperando Saint Seiya De Preferencia Ah Versao Luxo =]

ResponderExcluir
  4. Espero mesmo que eles não erram nas próximas, ainda mais porque eu odeio erros ortográficos. Penso em comprar Tokyo Toy Box...

ResponderExcluir
  5. comprei e gostei da historia mas só continuarei comprando se revisarem o segundo volume

ResponderExcluir
  6. mesmo com os erros eu curti

ResponderExcluir
  7. Foi apenas um erro, a história é legal e a qualidade do manga é algo que atrai, estou feliz com a Savana, melhor que certas editoras que cobram 6,90 por mangas de pouquissimos milimetros de espessura.

ResponderExcluir
  8. A história é legal, só que espero que esteja bem revisada a proxima edição igual do shoujo, sendo assim é certeza de mim continuar a coleção

ResponderExcluir
  9. tomara q tokyo toy boy não tenha esses erros, é o mangá que quero comprar =D

ResponderExcluir
  10. O acabamento da editora é lindo e eles fizeram unordinary life perfeito, vou comprar tudo que eles lançarem =)

ResponderExcluir
  11. Quando que sai a prox ediçao?

ResponderExcluir