segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Mangá: A verdadeira face de Bleach

Criado por Tite Kubo, o mangá Bleach foi recusado na antologia Shounen Jump nos idos da década de 90, pois como a série fazia parte do gênero sobrenatural tinha incontáveis semelhanças com outro sucesso da época: Yu Yu Hakushô. A Jump não quis arriscar e fechou as portas para Kubo, que não teve outra alternativa a não ser aperfeiçoar o enredo, personagens e futuras sagas de sua obra.

Veio então outro mangá enquanto Bleach era moldado. Zombie Powder estreou em 1999, não fez muito sucesso no Japão, sendo cancelado depois de um ano, com apenas 4 volumes compilados. Para o autor, até que foi um bom começo, a série foi bem aceita em outros países, mas o primeiro mangá de Kubo apresentava diversas falhas, dentre elas podemos destacar a falta de originalidade (muito comum no seu atual mangá).

Eis que finalmente Bleach estreia nas páginas da Jump, em meados de 2001. Os números são impressionantes, não dá pra negar: O anime da série tem 247 episódios (continua em produção); o mangá com 41 volumes (Idem); 3 filmes de sucesso em bilheterias; dois especiais exibidos na Jump Festa e uma enorme legião de fanáticos. Até aí tudo bem, contudo Bleach poderia ser muito melhor do que é, ratificando todos esses dados. Baseado nos volumes lançados até agora pela Panini, fiz essa review para mostrar um lado de Bleach que poucos costumam falar! Leia mais abaixo sobre o enredo, personagens, defeitos, acertos e mais.

Os piores momentos

Bem, o Tite Kubo teve muito tempo para reformular a história e o resultado foi um pouco decepcionante. Tá certo que atualmente é difícil criar algo totalmente original, que um mangá influencia o outro (principalmente no gênero shounen), mas Bleach é basicamente feito de clichês, com pouquíssimos toques originais.

Começando pelos personagens. São sempre os mesmos estereótipos, onde poucos se salvam. Ichigo é o Yusuke do século 21 (quem conhece as duas séries sabe do que estou falando!), mas não possui o mesmo carisma do detetive e isso é inadmissível se tratando do protagonista; Orihime é a típica garotinha boba que fala coisas sem nexo para dar um humor extremamente forçado a trama. Ishida é o cara arrogante, que se acha melhor que todos. Fora estes, ainda tem o preguiçoso Shunsui, o comilão Omaeda, o velho poderoso Yamamoto e tantos outros.

Outro ponto negativo é o desenvolvimento dos personagens. Às vezes rápido demais, outras muito lento. Ichigo é forte, não foi muito explorado o fato dele possuir tamanha energia espiritual, mas existe um certo "protagonismo" pra fazer ele vencer algumas batalhas. Só por causa de um simples treinamento com o Urahara, ele já consigue se igualar a um capitão, sendo que nem mesmo kidous e bakudous (espécies de magias) o adolescente aprendeu a soltar.

E porquê diabos Sado tem aquele braço? E Orihime aquelas fadinhas? O autor menciona bastante os poderes destes dois, mas ainda não explicou como surgiram. Com isso existem duas opções: 1) Tite Kubo é um gênio e está guardando algo impressionante para essas explicações ou 2) Ele está tão enrolado com sua obra que se perdeu no enredo. Fora isso, ainda teve uma grande queda de qualidade na trama, mas isso eu falo mais pra frente.

Algo se salva?

Poucas coisas. O traço do autor é bonito, sem mencionar que ele foi mudando o design dos personagens aos poucos, talvez para dar impressão de que eles estão ficando mais velhos. Tite também usa muitos cenários de fundo bracos e acho isso bom, pois o quadrinho dá mais destaque a determinado personagem.

As lutas também são bacanas, sendo que na maioria das vezes utilizam força bruta nos combates com espada, mas o grande charme são as técnicas utilizadas. Os famosos Shikai e Bankai são bem variados, com habilidades únicas, resultando em batalhas impressionantes. A saga da Soul Society também merece destaque, mas novamente, vou falar disso depois.

Um detalhe interessante é o tratamento que o mangá vem recebendo aqui no Brasil. Com um bom preço, 200 páginas por volume e uma tradução acima da média. Para os perfeccionistas, o volume 19 contou com quase um capítulo colorido e de vez em quando conta com alguns posters coloridos, algo raríssimo no nosso país. Vale a pena comprar só por causa disso.

The death and the strawberry

Na trama, o mangá só vai divertir mesmo lá para o volume 7. Nada contra os seis primeiros, entretanto os Hollows não são adversários que dão muitos problemas para Ichigo e Rukia. Pelo contrário. Até mesmo o Grand Fisher, um hollow que foge a 50 anos, não demonstrou grande coisa. A apresentação do tema é lenta e isso é bom, não fica algo chato demais nas explicações. Mesmo assim, Bleach é um shounen e tava na hora de mostrar a "espinha" de um título destinado aos homens, ou seja, as famigeradas lutas.

A saga da Soul Society foi o ápice do mangá até o momento. Tite estava inspirado quando elaborou essa nova aventura. Inimigos dignos (Os famosos capitães do Gotei 13), lutas empolgantes, com muita ação e violência, afinal a série simplesmente mudou o rumo. Parecia algo simples, idiota e de repente o enredo torna-se grandioso. Alguns combates são desnecessários, mas era de se esperar, praticamente todo shounen tem isso e no fim o saldo foi positivo. Reviravoltas e mistérios também estão presentes e um final promissor transformaram essa saga em uma das melhores dos mangás.

Veio então a saga Arrancar. De início, o pique da saga SS foi mantido, dessa vez com pouco espaço para a comédia, dando a entender que o mangá vai ficar cada vez mais tenso. Revelações, lutas mais complicadas, novos personagens sendo introduzidos e tal. Um começo espetacular. Um clima meio depressivo vai surgindo, mostrando o lado mais humano dos personagens e finalmente o plano do principal vilão é revelado. Depois disso, Bleach caiu na mesmice. Os mesmos elementos da saga SS são usadas na saga do Hueco Mundo, com algumas poucas diferenças. O enredo foi jogado para debaixo do tapete. Ao menos as lbatalhas continuam num bom nível, mas isso é pouco para o potencial que o mangá demonstrou no volume 20.

Atualmente, a série está muito arrastada, com uma saga repleta de combates decepcionantes e pouca evolução no enredo. Essa, sem dúvida, é a pior parte do mangá inteiro. É difícil a série recuperar o seu fôlego depois de um período como esse, lembrando que até mesmo Naruto, segundo mangá mais vendido do Japão, sofreu com isso durante a mudança para a nova fase e só agora depois de muitos meses, voltou a ser o que era.

End of Hypnosis !!

Meu maior erro foi acompanhar Bleach esperando grande coisa do mesmo. Todos falavam "É incrível, um dos melhores que já vi". Pois não é bem assim, meus caros leitores. O mangá é bonzinho, diverte, esse é o seu papel. Mas deixa muito a desejar em muitos momentos, retirando todo o prazer da leitura. Na saga da Soul Society, esse sucesso poderia ser justificado, no entanto o autor fez o favor de transformar tudo em algo fraco, sem empolgação.

28 comentários:

1. Gostei da materia!xD
    Realmente, é verdade, o anime é meio chatinho em certos pontos, bounts então, nem se fala!¬¬
    MAs vale a pena ver e ler Bleach!xD

ResponderExcluir
  2. Pois é, Bleach tinha um começo legal e uma fase bacana, mas caiu muito tanto no mangá como no anime. Infelizmente o anime ta tendo baixissima audiencia e o mangá, apesar de vender bem, mas ta na mesma qualidade sem evoluir nada no roteiro. Naruto também, foi a gota dágua, parei de comprar e acompanhar o anime pela chatice do roteiro, das mesmices em busca de Sasuke e o enredo fraquissimo com vários furos nas lutas super OVERPOWERS. Naruto foi muito bom no começo, excelente, mas deixou a deseja quanto tomaram um outro rumo da sua história.
    E por fim, one Piece, sendo uns dos melhores mangás já criados! Tem um enredo fantástico! A evoluçao dos personagens, a introdução de várias tramas vão surgindo e deixando o leitor ávido por cada capitulo lançado! One Piece é sem dúvida nenhuma o mangá da Década!

ResponderExcluir
  3. As suas matérias são praticamente iguais Raphael - san.
    Precisa mudar bastante pra fazer uma que os leitores façam uma leitura mais dinamica do seus textos.
    Mesmo assim Bleach é um saco, assim como a maoria dos shonens de hj em dia. Sou mais YUYU, DRAGON BALLA, CAVALEIROS.

ResponderExcluir
  4. até que foi uma matéria coerente....concordei com vc em algumas coisas e descordei em outras...

primeiramente... Chad, Inoue...tem poderes vindo da influencia do Ichigo na vida deles.... isso foi explicado varias vezes...é por isso que depois de um tempo...a Tatsuki, o Asano e até mesmo o Keigo começaram a ver hollows e fantasmas mais frequentimentes...

sobre as personalidades... tsc tsc... isso "é cliche" em qualquer mangá... não é que o Ichigo pareça o Yusuke...ou algo do tipo... é que tem uma quantidade limitada de "personalidades" que eventualmente o mangaka tem que dar mais enfase.... senão daqui a pouco... todo personagem "pseudo-revoltado" e arrogante...eu vou falar que é copia do Vegeta... ou qualquer personagem feliz e tonto eu vou falar que é o Goku...ou qualquer personagem fodãoooooo eu vou falar que é o Kamina... (tengen toppa)... isso simplesmente não existe... ao mesmo que o personagem seja exatamente igual na aparencia e no modo de ser...--""""

e sobre o que vc falou que eu concordei...

REALMENTEEEEEEEEEEEEEEEEEE bleach caiu muuuito de nivel quando foram para o hueco mundo....a saga da Soul Society foi perfeita...sensacional..., a dos Vaizards tbm foi muuuuito boa.... mas realmente desandou muuuito quando a Inoue foi para o HM... e principalmente quando teve a interferencia dos produtores da revista...pedindo que os capitães fossem para o HM...depois daquela parte ...estragou muito...

algumas lutas tbm foram ruim...(sobretudo a luta ridicula do Yumichika e do KENDO...que foi a pior e mais ridicula na minha opinião...)...mas parece que agora ta voltando ao normal...com a morte de todos os espadas e a revelação que os 3 traidores são vaizard tb...enfim...só o destino vai dizer se bleach volta a ser o que é...

(ps...eu sinceramente até to gostando dessa saga filler do muramasa...com certeza é a melhor saga fillers de bleach até agora....)

ResponderExcluir
  5. Bleach na 1° temporada estava fraco. Na 2° subiu o nível...blz...ja que entrou no sentido do manga. Mas como todos dissem, A saga Bount é horrível mesmo, e a Arrancars as lutas são ótimas, porém no enredo perde sim. A matéria ficou muito boa. Parabéns.

ResponderExcluir
  6. Na verdade eu acho que Bleach era bom no início e foi caindo nível devido a muitos fillers "espalhados" pela série, Naruto, teve muitos fillers, mais de 90 episódios só de fillers mas todos eles foram "juntos" o que proporcionou uma chance muito maior de reconseguir a audiência do que Bleach conseguiria ehh... bom, vocês já sabem, Bleach não está nem mesmo mais nem no Top 50 de audiencia no Japão, talvez...quando os fillers acabarem
    Bleach possa recuperar um pouco da audiência perdida no Japão aos poucos o pior filler de Bleach foi a saga Bount, aquele troço da raiva só de ver, eita coisa horrível.
    Só o tempo nos diráse quando os(MALDITOS!!!)fillers de Bleach acabarem vai voltar a ter a mesma qualidade de antes.

OBS.:Quando eu coloquei "junto" e "separado"(pode ser que alguém não tenha entendido), foi em relação há haverem fillers consecutivos e não espalhados em várias sagas distintas e espalhadas pelo animê.

ResponderExcluir
  7. Igor Murad => Estou ciente que isso já foi bastante explicado, mas estava me referindo a origem dos poderes mesmo, por exemplo, a Inoue não pode ter adquirido o Santen Kesshun só por causa da convivência com o Ichigo. Se fosse assim, TODOS os amigos do Ichigo teriam desenvolvido poderes, mas eles só podem ver Hollows até o momento.

Quanto ao Chad, teve um volume que ele disse que se sentia melhor no Hueco Mundo, tinha uma sensação diferente de lutar na SS, mas depois disso não teve mais explicações. A única explicação lógica para isso é que os dois não são meros humanos, mas até agora nem mesmo os experientes capitães disseram se eles realmente pertencem a essa raça, falando apenas que eles possuem habilidades incríveis.

Agradeço os elogios e as críticas também ^^

Antenciosamente, Raphael-san

ResponderExcluir
  8. acompanho o blog a mais de um ano, e hj eessa materia me chamou a atenção, de anime soh vejo naruto e o bleach, sou mais um que ta ficando de saco cheio com essa do naruto atras do sasuke, pow no começo do anime o motivo principal nao era o naruto e o povo que regeitava ele?

agora eh sasuke pra la e pra ca.

bom, realmente essa saga filler do bleach atual esta muito boa, pra falar averdade foi a unica que eu engoli, tirando isso eu ainda acho o bleach melhor anime por enquanto, o naruto saiu do foco, e o one piece ja deu o que tinha que dar

o que poderiam fazer eh dar um jeito de andar mais rapido essa historia, ta devagar demais.

ResponderExcluir
  9. Concordo plenamente, falou tudo. =D
    Os fatos ocorridos nos animes não passam de fragmentos de sagas de outros animes.
    Um exemplo é a luta decisiva de Ichigo e Byakuya na saga da Soul Society. O confontro é um plágio nada discreto da luta entre Rock Lee e Gaara de Naruto. Outra comparação é a Rukia com a Botan de Yu yu Hakusho, as personalidades são totalmente diferentes, mas os primeiros fatos, completamente semelhantes.
    Enfim, se fosse para analisar todos os plágios cometidos, teria que criar uns 10 posts. =x

ResponderExcluir
  10. Gosto muito de Bleach, eu vejo o anime mais não leio o mangá, por isso não estou muito por dentro das diferenças, mesmo gostando muito do anime, a partes "falhas e chatinhas", mais que anime não em isso, pode variar de proporção é claro.
    Se one piece e naruto chegaram a 300 e poucos episódios acho que bleach ainda vai ter muitos episódios, e sagas, mas mesmo com sucesso, nada é eterno! Uma hora Kubo vai ter que dar um final em Bleach, pois ficar esticando a história, sem ter "ideias boazissimas e novas" vai acabar decaindo muito.
    A saga do muramasa tá realmente muito boa, geralmente gosto dos filler, os bounts é foi chato ¬¬, mas acho que mesmo quando Bleach tomava "um tombo" conseguia se levantar.
    Já vi alguns epi de Naruto, não me recordo se foi antes de começar bleach, mas se tivesse que escolher entre os dois com certeza ficaria com Bleach.

ResponderExcluir
  11. Poh gente, Bounts nem conta... por favor neh...

Legal seu texto, realmente tava empolgante essa nova saga, mas quando foi chegando perto da parte dos pilares lá já tava ficando meio mucho só com lutinhas e lutinhas...
    História mesmo foi ficando meio que de lado

Mas uma das coisas que faz fama no bleach é o estilo, não apenas do desenho em si, mas também do visual num todo. Ele é estiloso!
    E isso já é o suficiente pra fazer a cabeça de muito leitor ^^

Ultimamente a maioria dos mangás está com falta de tramas mais densa e com pessoas mais "reais" e conflitos psico/emocionais menos bobinhos.

ResponderExcluir
  12. Não acho o ichigo parecido com o yusuke. O yusuke era bem taradão, enquanto o ichigo faz um escandalo quando ve uma mulher nua.

ResponderExcluir
  13. GALERA SE VOCES PRESTAÇEM MAIS ATENÇAO PODERIAM NOTAR QUE NO SITE DO BLEACH PROJECT TEM UMA ENTREVISTA DO AUTOR DA SERIE. EM QUE ELE FALA QUE NO DECORRER DA HISTORIA IRA EXPLICAR MELHOR OS PODEERES DE CHAD E INOUE. E AQUI PRA NOS O ICHIGO PODE ATE PAREÇER COM O YUSUKE. MAS CADA UM TEM SEU JEITO DE LUTAR SUA APARENCIA ESTILO SO A PERSONALIDADE QUE E UM POUCO PARECIDA.O HUMOR DO YUSUKE E BEM DIFEREMTE. GOSTEI DE AMBAS AS SERIES. E RAFHAEL SEUS POST SAO MUITO CANSATIVOS E MUITO PAREÇIDOS ISSO E UM CONÇELHO SE FOSSE VOCE EU PROCURAVA UMA MANEIRA MAS CRIATIVA DE FAZER OS POST E PESQUIZAVA UM POUQUINHO MAIS. E TAMBEM PROCURAVA SABER A OPNIAO DE OUTRAS PESSOAS QUE ASSISTEM BLEACH. E COM TODOS ESSES FATOS EU FARIA UMA MATERIA A GOSTO DE TODO QUE A LEÇEM. ISSO E APENAS UM CONCELHO NAO ENTENDA MAL E OBRIGADO PELA MATERIA!!!!!!!!!

ResponderExcluir
  14. Não comentei sobre isso no meu no meu comentário anterior mas não achei a tradução de Bleach na Panini, vejam bem(já vou avisando, não sou puritana quanto a isso mas mesmo assim vou dar minha opinião)
    , o uso essessivo de palavrões que na verdade não passam de expressões como "Chikuso" que quer dizer uma reclamação em Japones e em Inglês significaria "damn it" que na grande maioria das vezes en tratado como "Droga" ou "Porcaria"
    ,são só pequenas diferenças do idioma que afetaram um pouco nisso,
    vejam, se fosse assim o Naruto também seria repleto de palavrões(o curioso é que tanto Naruto quanto Bleach são distribuidos pela Panini no Brasil), talvez o uso a meu ver essessivo de palavrões em Bleach tenha sido causado por causa do idioma japonês ter menos interjeições que outros idiomas ou algo parecido com isso, mas então, porque, porque ão colocar um linguajar chulo em outros mangás como Naruto, isso é uma dúvida que eu tenho.

ResponderExcluir
  15. vlw Raphael...eu entendi o que quis dizer....

e realmente espero que o Kubo melhore o enredo daqui para frente...

espero que com o termino de todas essas lutas seja introduzido um pouco de HISTORIA realmente na trama...

e mais duas coisas...
    1º não sei pq reclamam de palavrões...ninguem aqui falam não?!?!?! nunca vi nenhum palavrão REALMENTE ABUSIVO em bleach...acho que só "merd@" mesmo ou algo do tipo... então acho totalmente ridiculo ficar reclamando por causa disso...se eles falassem algo mais pesado... como "vai se fuuuu"...ou "puta que partiu" (rsrsrsrS)... blz... mas nem rola isso...

2º eu não sou professor de portugues e nem dono da verdade... MMMAAASSSSSSSSSSSSSSSSS PELO AMOR DE DEUS..... cada erro de portugues absurdos que eu li nesses comentarios... meu deus do ceu... vão ler livros, estudar ou algo do tipo...--"

ResponderExcluir
  16. Igor Murad=>Não reclamei de palavrões em Bleach, simplesmente expressei uma dúvida que eu tenho, pois eu nunca ouvi palavrão quando vi Bleach no Animax algumas vezes,
    e... ahh!!!No mangá nº21 eu vi no balãozinho do mangá o Ichigo dizer:
    "Isso me deixa PUT@!"Pro Urahara,
    então no mangá não é só "merd@" que os personagens falam, mas se tem palavrões em Bleach, porque não btem palavrões em outros mangás da Panini com semelhante nivel de violencia como Naruto, mas enfim, minha dúvida é porque nunca vi palavrões no animê Bleach
    e no mangá Bleach eu vejo sempre mesmo que seja só um m*rd@(Detalhe:
    a Viz Media deixou Bleach totalmente intacto, ou seja, não fez nenhuma sabotagem para tirar violência e linguajar chulo ou qualquer coisa assim)bom, ufa, mas é isso, não sou contra palavroes e falo muitos as vezes e isso foi só uma dúvida, não uma reclamação, entendeu Igor.

ResponderExcluir
  17. Quanto aos palavrões: Bleach recebe uma classificação de 16 anos. Talvez por isso a Panini não pense duas vezes antes de inserir um palavrão nos diálogos. Já Naruto é bem conhecido pelas crianças e o que aconteceria se encontrassem um palavrão no meio da leitura?? Ia sobrar pra Panini.

Para aqueles que acham as matérias logas demais, certamente darei um jeito nisso, afinal, também não é fácil escrever um texto desses (rsrsrs).

Novamente, obrigado pelos comentários !!

ResponderExcluir
  18. Quando a obra se arrasta por mais de 300 episodios, claro que a criatividade do autor é colocada a prova.

Naruto e One Piece são farinha do mesmo saco.

Tite Cubo não é o unico, se alguem aqui leu O manga piloto de naruto, vai ver que a proposta original nem se parece com que assistimos agora, lembrava muito Dragon Ball(O Primeiro, com goku criança.)

Mais vale lembrar que outros autores conseguem criar sagas pra suas obras que não ficam tão chatas e sem criatividade, como o proprio autor de Yu Yu Hakusho com Hunter x Hunter.

ResponderExcluir
  19. Raphael....faz que nem um cara do judao.com .... faz suas materias em video...ou em podcast...sei lá...rsrsrsrs

algo mais interativo, mas moderno e atual... afinal hj em dia todo mundo tem internet razoavel para assistir um video ou para ouvir um arquivo de som....

ResponderExcluir
  20. Bounts=filler

e mais bleach é legal eu curto mais so no manga mesmo tem mtos cliches sim parei com o anime pelo numero absurdamente grande de fillers incontaveis episodios chatos sem noção nenhuma

ResponderExcluir
  21. sinceramente tem uns comentários do tamanho do texto rsrsrsrs.
    bem, gosto de bleach.E sinceramente com o caso de yu yu é muito raro novos tipos de personagens,e yu yu só ficou a desejar na ultima saga que as lutas acabaram muito rapida (ouvir dizer q o autor foi praticamente obrigado a continuar pq tava dando sucesso)adorei o texto, (e como a conversa foi parar em palavroes o.o =D)

ResponderExcluir
  22. O autor até deu uma explicação superficial para os poderes de Shad e Orihime, dizendo que foram influenciados pelo poder de Ichigo.

Realmente as coisas tão bem paradas no momento. Mas talvez melhore afinal, pra que falar tanto dessa chave do rei, dos Vasto Lordes e fazer uma retrospectiva mostrando 110 anos atraz e citar o esquadrão real, esquadrão 0, e dizer que a capitã da 12ª divisão foi mandada pra lá, pra isso não ser aproveitado.

No fim, acho que Aizen, vai dar um geito de derrubar os pilares, fazer Karakura voltar, obrigando o comandante a abrir a usar a chave do rei para que a cidade não seja sacrificada.

Tambem acho que Orihime vai ter um papel importante na historia, afinal, por que o Aizen que disse que ela tinha o pode de mudar até as decisões de Deus e descartaria? Tem coisa ai.

ResponderExcluir
  23. No caso dos "palavrões"... A tradução para nossa língua é feita através de como os personagens se expressam. Não existe palavrão na lingua japonesa, e sim, tons mal-educados. Se o Grimmjow fala "kuso" é bem diferente da Inoue. Enquanto ele falaria "MERDA!" na nossa língua, ela só falaria "meleca", entendeu? Porque o tom dele é bem diferente do dela.

Por isso, se colocarem o Grimmjow dizendo algum xingamento bobinho ficaria ridículo, ele não tem esse tom. Tem que ter palavrão mesmo. Assim como é o caso de vários outros personagens.

Bleach está fraco agora. Realmente.
    O começo da série é ruim, chatinho e maçante.
    A saga Soul Society OWNA.
    E agora, a saga Arrancar, tem seus pontos bons e ruins. Como todo manga.

Ou quase todo, porque One Piece OWNA ETERNAMENTE. 8D

ResponderExcluir
  24. Meu deus.. Fazem a matéria sem conhecer realmente Bleach. Orihime e Sado ganharam seus "poderes" devido ao contato com Ichigo, que devido à ter grande pressão espiritual e nao saber controlá-la ela ia emanando e todos seus amigos próximos, de forma que todos seus amigos próximos apresentaram poderes. SAIBA ANTES DE DIZER.

ResponderExcluir
  25. LMakafaia => Lá vou eu explicar novamente...Você percebeu o óbvio: Ichigo tem uma grande energia espiritual, com isso fez com que seus amigos pudessem ver e interagir com espirítos, mas essa história dos poderes terem surgido só com a convivência não cola !! Uma coisa é você adquirir uma sensibilidade espiritual e outra é descobrir que você pode deixar o seu braço diferente ou invocar seres estranhos. Já que a energia do Ichigo é tão grande, porque pessoas como o Asano ou a Tatsuki só conseguem ver?? Eles também são próximos, mas não desenvolveram poderes.

O autor demora demais para dar essas explicações, portanto ou ele se perdeu ou a explicação para o surgimento dessas habilidades só será revelado quando isso for importante para o enredo.

P.S.: EU NÃO ESCREVO SOBRE AQUILO QUE NÃO TENHO CONHECIMENTO!!

ResponderExcluir