terça-feira, 3 de novembro de 2009

O Crítico em - Pirataria: Um mal necessário

Então... como aquele negócio de “Top” exige algo que eu não tenho (criatividade), eu vou dar um tempo, e voltar ao texto comum. E o tema é até interessante, se algum purista resolver comentar: pirataria. Downloads animes na internet, e aquela história toda. Ah, e se sentirem falta da minha raiva é ódio mortíferos habituais, não estranhem: escrevo esse texto logo depois de três gols e meio do GÊNIO Obina.

Bons tempos eram aqueles quando o termo “pirataria” era usado lá por volta de 1600, mais ou menos. Naquela época, só usavam essa palavra quando um bando de marmanjos sujos, fedidos e ávidos por saquear, aprontavam nas cidades e vilas portuárias, gritando para os pobres cidadãos: “entreguem todo seu suprimento, seus sacos de pulgas! Aye! Tragam rum e mulheres!”

Pois é. A modernidade tirou toda a graça disso, e hoje o termo “pirataria” serve, basicamente, para designar coisas que são adquiridas de... uma forma oblíqua, por assim dizer. Músicas adquiridas sem comprar o respectivo cd, filmes e séries baixadas da internet, camelôs (ou, como eu prefiro chamar “micro empreendedores do entretenimento"), e por aí vai.

Mas o que eu quero deixar claro nesse texto são os prós e contras da pirataria, e concluir que a culpa desse problema é... nosso certo? Quase. Como músicas e filmes pouco importam nesse caso, vamos falar somente sobre nossos queridos desenhos de pessoas com olhos grandes, seios fartos e bazucas atrás de cada mão.

Baixar animes é algo que nós fazemos quase todos os dias, como se fosse algo automático (eu mesmo tenho “dias certos” pra baixar, até). Todos sabemos que isso fere alguma lei (para a qual não damos a mínima), sabemos que é errado, que impede o autor de faturar, e etc. Mas vamos ver por outro lado: o nosso. Existe algum canal que nos proporcione desenhos japoneses o dia todo, sem cortes, sem modificações estúpidas, com músicas originais e aquela coisa toda? Não. "Ah, mas tem o Animax"...

“Bom, meus queridos, o Animax virou piada. Eu gosto de dizer que o Animax é o cavalo paraguaio dos canais pagos, porque vem com tudo no começo, e se fode no final - vocês lembram que o Animax, no começo, era tudo que a gente sempre quis, e hoje...

E quanto aos DVDs originais? Não tem? Até tem, mas aí entramos no ponto chave da questão: dinheiro, dinheiro, dinheiro. Trazer um anime pro Brasil é caro, e caros também são os DVDs. Isso se deve à ENORME alíquota ( procurem isso no dicionário, tenho certeza que a maioria de vocês não sabe o que é uma alíquota ) de imposto que o nosso governo impõe com o que vem de fora ( querem um exemplo prático? Comparem o preço de um videogame aqui e nos EUA ). Então, fica complicado você desembolsar cinqüenta, sessenta, até setenta reais pra comprar dois DVDs, que custam metade disso na Liberdade, oras.

Falando nisso, pagar quinze reais num DVD também é deveras (dicionário de novo, otakus) desanimador. Principalmente quando qualquer um poderia simplesmente baixar na internet, pagar um real na papelaria do Chiquinho pra comprar um CD em branco, e gravar. Ainda mais porque a maioria dos fansubbers sempre frisam: “trabalho feito de fãs para fãs, não pague, não compre” e blá blá blá.

Mas aí vai de cada um. Eu, sinceramente, não me importaria em pagar 10 reais num DVD; eu não tenho paciência de procurar um site bom e confiável, depender da boa vontade da internet pra baixar o arquivo em um tempo razoável (isso quando o link do download funciona...), e toda aquela encheção de saco que só a internet é capaz de nos proporcionar.

Mas há o lado de lá da história. Não é nem um pouco justo que alguém faça, por exemplo, um desenho, e tendo a intenção de, não lucrar com o seu trabalho (embora a maioria deles já encha o rabo de dinheiro, e embora, também, seja um absurdo alguém lucrar tanto com... desenhos animados). Afinal, eles se esforçam (ou não, em alguns casos) pra fazer um negócio bem feito, então nada mais justo que sejam recompensados por isso.

Mas quem se importa? Eu? Você? Não. Tudo que queremos é ver logo a reunião dos Cinco Kages; a Tessaiga disparando o Meidou Zangetsuha, Ruffy lutando contra os Shichibukais, e dane-se se estou infringindo leis para isso, desde que eu saciei minha sede por ver animes.

“Ah, agora eu me senti um larápio imundo e pecador, Crítico”. Calma, também não é assim. Tão errado quanto baixar desenhos, e comprar DVDs na Liberdade, é a atitude do governo em não impedir tudo isso. E como ele mudaria essa situação?

Simples: dando condições (principalmente econômicas) para que os responsáveis possam trazer esses títulos pra cá. A partir daí, cabe aos outros (ir) responsáveis fazer a parte que lhes cabe: não cortar, não “adaptar”, não defecar na tradução (principalmente das músicas), e etc. E cabe à dona Kláudia Bermudez parar de fazer besteira, e botar o Animax na linha, como era no começo. Trocar Basilisk por... True Blood é a mesma coisa que trocar Obina por Washington, ou seja, NÃO DÁ CERTO.

O problema: sabe quando isso vai acontecer? No mesmo dia em que a Megan Fox me der bola.

That's all, folks!

Só lembrando: critico_anmtv@hotmail.com é o meu MSN. Eu não gosto muito de usar a seção de comentários como bate-papo. (E não, não posso mostrar o alter-ego. Isso seria desrespeito ao meu contrato).

Passar bem,

O Crítico.

31 comentários:

1. "E cabe à dona Kláudia Bermudez parar de fazer besteira, e botar o Animax na linha, como era no começo. Trocar Basilisk por... True Blood é a mesma coisa que trocar Obina por Washington, ou seja, NÃO DÁ CERTO."

Disse tudo, o Animinimo tá f**a, e ainda mais agora esse mês com a garde "zuada". Terças imperdiveis é na SEXTA pra quem aind anão sabe o.o

No mais, eu ri com as tiradas do dicionário.

Quem sabe daqui uns séculos teremos o que tanto desejamos na TV

ResponderExcluir
  2. Eu tinha tudo pra gostar da sua opinião. Afinal, também penso como você.

Mas, o Crítico, você acabou se complicando nos seus argumentos. Dizer "que se dane a lei, eu quero me divertir" dá margem pra que peguem ainda mais no pé dos otakus.

Gostei do fato de você não ser hipócrita, e expor a vida como ela é, mas se a gente priorizar o entretenimento em detrimentoda laei, a gente tem que ser a favor do tráfico de drogas, do sexo não-consentido, dos rachas, e de muitas outras subversões feitas "pra divertir".

Acho que o caminho não é esse. A gente tem que questionar mesmo até que ponto o empresário "sério" é mesmo sério. Como será que esse pirata disfarçado de "homem-de-bem" atua? Será que ele paga todos os impostos? Será que ele faz pesquisas de mercado com seu público-alvo? Será que ele investe aquilo que deveria, pra oferecer o melhor produto final? Será que ele quer mesmo ver prosperar a J-Culture no Brasil? Ou será que ele quer mesmo é fazer um troco fácil às custas dos fãs, que no alto da sua prepotência ele julga como meros néscios (leiam no dicionário, otakaiada)?

Essas questões podem ser respondidas por figuras como Luiz Angelotti, Takashi da Yamato, VJ MariMoon, etc..

ResponderExcluir
  3. Necessário?
    Um anime é Tão necessário assim na sua vida a ponto de você cometer um ato antijurídico e tipificamente previsto no nosso ordenamento jurídico criminal em vigência em nosso país?

E culpar o animax para cometer crimes é demais. COmo se antes do Animax ninguém baixasse animes ilegalmente.

Ah, e meus parabéns, você conseguiu ser incriminado no artigo 287 cdo código penal.
    Ah, mas você não dá a mínima para cometer crimes não é?

ResponderExcluir
  4. duas consideraçoes

1- o que e um gol ?

2- vendo dvds piratas de animes e outros cartoons que ja estao no esquecimento tirados diretamente de dvds piratas do camelo 10$R!

voces ja deveriam estar convencidos que este pais NUNCA sera mercado serio de animes games e outras coisas relacionadas a pirataria!

fator

1 impostos
    2 empresarios gananciosos

se os impostos forem baixos os empresarios vao ter mais lucros

se os enpresarios forem justos os impostos os engolem e teremos mais microempresarios!

entao isso se tornou uma cultura afinal tudo que e errado acaba virando cultura vide algumas coisas do rio de janeiro algumas coisas na politica no orkut...

eu nao vou ser honesto sozinho, quer exemplo maior que esta tv privada que ces pagam isso e uma sem vegonhice um lixo de programaçao que pode ser vendido muito mais barato mas nao e.
    e sabe por que nao e as pessoas continuam pagando!

se uma coisa nao me e oferecida tem culpa eu ir atraz disso!
    e o mesmo principio do maome e da montanha!

ResponderExcluir
  5. "Ah, e meus parabéns, você conseguiu ser incriminado no artigo 287 cdo código penal.
    Ah, mas você não dá a mínima para cometer crimes não é?"

eu tambem e acredito que voce tambem anonimo se voce esta aqui deve ter acesso a este tipo de material ! quem nunca baixou nada taca um trojan ou span ai!duvido mesmo
    duvido que exista essa pessoa no planeta!

bom ta aqueles miseraveis da africa e outros paisecos ai que acho que nem sabem que existe vida fora do seu campo de refugiados ou povoado ou ditadura!

HAITI hu!

e eu que pensei que seria unanime a defesa da pirataria!

e feia, boba ,cabeça de pinico mas eu tambem faço!

ResponderExcluir
  6. isso não vai acabar, e se alguem ainda acha um dia que isso acabara, por favor, ingenuidade tem limites....
    não viram series pra tv aberta, as que vierem irão ser destroçadas e quem ainda quiser aconpanhar a sua serie vai continuar baixando e os piratences se aproveitarão, e venderam quinhentos episodios de dragonball z num dvd ao custo de 2 reais
    isso é o brasil, e como minha antinga professora de geografia disse uma vez: O BRASIL É E SEMPRE SERÁ PAÍS DE TERCEIRO MUNDO E NUNCA MUDARÁ!!

toda semana acompanho narutomanga no youtube e o resto se dane, ipocresia tambem tem limite por isso não venham com essa não!

preciso falar ainda alguma coisa?

ResponderExcluir
  7. isso não vai acabar, e se alguem ainda acha um dia que isso acabara, por favor, ingenuidade tem limites....
    não viram series pra tv aberta, as que vierem irão ser destroçadas e quem ainda quiser aconpanhar a sua serie vai continuar baixando e os piratences se aproveitarão, e venderam quinhentos episodios de dragonball z num dvd ao custo de 2 reais
    isso é o brasil, e como minha antinga professora de geografia disse uma vez: O BRASIL É E SEMPRE SERÁ PAÍS DE TERCEIRO MUNDO E NUNCA MUDARÁ!!

toda semana acompanho narutomanga no youtube e o resto se dane, ipocresia tambem tem limite por isso não venham com essa não!

preciso falar ainda alguma coisa?

ResponderExcluir
  8. eu gostei muito,primeira vez q eu concordo com ele,afinal q outro modo de assitir doq sem a pirataria,deixa dvd original a os riquinho,afinal o importante eh quem assistir gostar doq assiste,afe! se fosse pra eu assitir td na base do original eu tava morando embaixo da ponte,credo e o animax ta uma merda mesmo,nao da pra assistir la,soh pelo fato de nao ter cortes e bla bla bla mas agora ta virando umsony da vida,e daq a alguns dia bleach,xxxholic etc esses animes td vai ser passado ,amanha a diretora do animax vai falar- oq eh anime?

ResponderExcluir
  9. HIPOCRISIAS EMBUTIDAS NO CONCEITO CRIMINAL DA PIRATARIA

Pirataria é crime. Mas porquê? Quem nos impôs a lei dos direitos autorais, e por qual motivos escusos? Essa lei é justa com os consumidores do audio-visual? Ela entra em conflito com o Código de Defesa do Consumidor, em algum momento?

Qual o conceito jurídico de pirataria? Alguém por aqui sabe ao certo? O fansubber trabalha com material que tem direitos autorais registrados, mas alguns desses direitos, ou nunca foram licenciados, ou tiveram o seu licenciamento vencido no Brasil. Outra coisa: o contrato de licenciamento contempla explicitamente quais mídias o material pode ser veiculado. Não é raro a internet não ser mencionada nesses contratos. Com isso, a internet fica à margem do processo de licenciamento e, portanto, a divulgação de tal série por esta mídia fica liberalizada.

Outra coisa: eu não posso fazer cópias de material de propiedade intelectual alheia, para obter lucro. Mas fazer cópia pra fazer backup, pra emprestar ou presentear amigos, ou pra ilustrar produções acadêmicas, eu posso sim. É uma permissividade que a lei me dá. E, mesmo que isso venha a mudar, a responsabilidade não será minha, afinal sou estimulado por determinadas fabricantes de eletrônicos a fazê-lo. Esqueceram que quem produz gravadores de DVD, pen-drives e afins não sou eu?

E, por fim, fico com o raciocíno do Sergio Pizzo. Espero sempre por um produto de qualidade dos "empreendedores" do ramo, e nunca tenho meu desejo saciado. Quando raramente algo de bom me é oferecido (animax, p.ex.), acaba em pouco tempo sucateado, zoneado e esculhambado. Eu tenho que satisfazer meus interesses como fã, oras! Não tenho culpa se sou marginalizado pela lei. Quem sente fome e está marginalizado pelo sistema, rouba pão. O sistema brasileiro segrega abertamente os gamers e os otakus. Então, que assim seja. Busco no mercado negro tudo que preciso, sem pudor. O sistema não tem pudores em me prejudicar...

Acontece isso com o usuário de drogas, com o jogador compulsivo, com o travesti. Acontece isso até com os transeuntes das cidades grandes, que usam kombis, peruas, vans e ônibus ilegais pra fazer valer seu direito constitucional mais elementar, que é o de ir e vir... Todo mundo que quer chegar em casa mais rápido, todo santo dia, está cometendo um crime, ou não? Somos uma sociedade de criminosos forçados, porque uma elite assim o quer.

Se existe o bicheiro, o traficante, o perueiro e o pirateiro, é porque tem gente interessada em manter certas atividades humanas no submundo. É crime copiar ilegalmente material alheio. Mas, é crime ser fã de anime? Por que insistem em forçar a associação entre ser fã de anime com uma atividade criminosa? Afinal, qual é o pecado em fazer uma fezinha no jogo-do-bicho? Qual é o mal em jogar winning eleven alterado?

É disso que trata o debate. O problema não é se cometeremos crime ou não. Todo fã de anime já cometeu algum dia, não tem jeito. A discussão real é sobre a lei. A lei é justa conosco? A lei merece ser cumprida por aqueles que ela não contempla?

Justiça não é o mero cumprimento das leis. Justiça é o constante aperfeiçoamento das leis. Questioná-las é o papel do bom cidadão. Questioná-las com palavras e também com ações. A lei tem que sempre estar à disposição do homem. Quando o homem é que está a mercê da lei, tem algo de errado no processo. E quem ganha com isso tudo?

Luiz Angelotti, talvez?

ResponderExcluir
  10. Se você quer um carro simplismente vai lá e rouba?
    Se você tá precisando de dinheiro, vai lá e rouba?
    Se você não gosta de alguém, vai lá e mata?
    Nossa sociedade é regida por normas, leis, costumes etc.
    Conformem-se, esta é nossa vida! Se matem, talvez algo possa melhorar.
    Comecem a agir ao invés de ficarem apontando seus dedos sujos para o que está errado ou que deve mudar.

ResponderExcluir
  11. Baixar animes é considerado pirataria? Nem sempre.
    Não há uma proibição ou ilegalidade contida em fornecer, via meios diversos, inclusive internet, material não-licenciado para venda.
    Muitas séries que os brasileiros veem não está licenciada para venda por aqui, portanto distribui-las não é considerado pirataria; é nisso que estão pautados os fansubbers. Eles não estão agindo ilegalmente distribuindo "cultura de outros países". O problema está em lucrar com esse material legalmente gratuito.

Bem que assistiríamos essas séries em DVDs/Blu-Rays originais, se tivessem preços mais acessíveis. Poucos são aqueles com possibilidade de adquirir o material oficial. O mais engraçado é que, dessa forma, o público-alvo não é atingido por não ter condição de comprar e quem tem condição, muitas vezes não tem interesse. Por isso séries como FMA tiveram seus lançamentos interrompidos, não houve fãs suficientes comprando os boxes. Em contrapartida, fãs com a intenção de comprar mas sem o dinheiro, sobraram. Eu, por exemplo.

Existem sim algumas traduções horríveis e dublagens mal-feitas. Os cortes ocorrem devido à culturalidade dos países. No Japão também tem uma certa censura, lógico, mas nada se compara a quando os animes chegam a outros países, como o Brasil. Muita coisa é desperdiçada, só deixando os fãs revoltados e criando antipatia pelo trabalho dos nossos localizadores e dubladores. Mas nem tudo é ruim do jeito que muitos otakus dizem. Tem muito trabalho bom por aí que, por puro preconceito, muita gente deixa de conhecer.

Gostei muito do post, Crítico, espero que futuramente os animes e os fãs sejam tratados com mais respeito por este mercado ganancioso.

ResponderExcluir
  12. essa e-gente que esta contra, ou são crianças, ou alguém envolvido com a mídia[ou pior, alguém querendo aparecer].

a Tv aberta e privada são uma porcaria, todos sabem, mas como foi dito por alguém ai em cima, o Brasil não abre as portas para algumas séries e animes, por isso a pirataria acontece, e pelo jeito só liga quem perde dinheiro com isso.

ResponderExcluir
  13. o problema eh q isso daqui eh uma mera republiqueta vagabunda.com governantes vagabundo e criminosos e com uma assaltante de bancos como candidata a presidencia.por causa dos governantes essa porra de pais naunca vai melhorar.ainda mais com uma censura maldita que acaba com a graça dos animes.eu acho que se o ministerio da justiça naum existisse isso daqui seria bem melhor pricipalmente para as series japonesas sejam animes ou tokusatsus.temos que dar um fim nessa porra de lei e nesse metalurgico de porra nenhuma que soh prestou pra trazer dividas para essa merda de pais q se chama brasil.nota:se o brasil entrar em guerra contra outro pais me suicido pq eh melhor ir pro inferno com o capeta espetando a minha bunda do q servir essa porra de nação ridicula.

ResponderExcluir
  14. Bom post!Parabens!!

Concordo bastante com o que você falou, mas isso não tira a culpa de nós consumidores.

Desde pequeno fui acostumado com a pirataria, desde jogos ps1/ps2, filmes, programas de pc e tudo mais...
    Mas ao entrar na área de mídias digitas percebo que estamos na verdade nos ferrando com isso. Pois tudo bem que os jogos famosos e produtos internacionais estão sempre com o c* cheio da grana.

Mas para os novos profissionais só sobra... o que sobra mesmo?(po**a nenhuma). O F*DA pe que estamos pirateando até o que é nosso. Poh piratear filme brasileiro é o cúmulo!!

Sem contar que com a pirataria nós fechamos as portas para lançamentos no Brasil que possibilitariam que os produtos viessem mais baratos para cá.
    Muitos produtos são absurdamente caros aqui porque nunca chegaram a ser lançados no brasil, são caros porque tem que vir de fora!

O que devemos é ter a consciencia de que se não podemos ter não simplesmente não compremos! Não pe tão absurdamente caro(depende do que é) que juntando um pouco mais você não compre... isso é oferta e demanda!http://empresasefinancas.hsw.uol.com.br/recessoes4.htm
    Se não compramos o preço não abaixa!

O defeito do Brasil é que ele não sabe dar valor a cultura!

ResponderExcluir
  15. Gostei do post, claro que não gostei muito dos quase spoilers ali xD como a reunião dos Kages kk eu nao sabia disso mah tudo bem vamos falar de Pirataria
    Realmente quando não se tem opção nenhuma só nos resta recorrer a internet, e alias isto é bom e o mlhor nos tras liberdade, senão fosse isso ainda seriamos escravos dos grandes canais vendo aquilo que eles acham que devem ser mostrado. Acho tão bom a maneira como existem inumeros tipos de Otakus diferentes aqueles que gostam de Mecha, outros de Shonen, outros de Shoujo, e aqueles como eu que gostam de tudo xD, isso claro devido a liberdade de vc poder baixar o que quer.
    Agora falando de direitos autorais, não vamos dizer que os autores perdem e tadinho deles e bla bla, pq eles ganham com isso tambem, pq alem de ganhar o seu dinheiro no pais de origem, e com as vendas de produtos originais (pq mesmo não sendo muito, há otakus que comprem), ele tem um meio de divulgação do seu trabalho imenso que é a internet e ele acaba ganhando pq se o seu trabalho faz sucesso e agrada logo os estudios expandem contrato com ele e tudo mais, ou seja é bom pros dois lados, e não encaro isto como pirataria já que a maioria de nós não revende estes animes e nem ganha nenhum lucro com isso, a não ser nosso prazer em ver um bom Anime
    è isso ai e
    P.S: O que é Alicota? =D

ResponderExcluir
  16. Esse Sergio Pizzo é so mais um liso frustrado que não tem grana para pagar uma TV por assinatura de qualidade e fica criticando tudo sobre ela, consequentemente seus assinantes.
    Boa sorte, com suas novelas da globo e animes ''piratas''. Agora vou assistir meu TelecineHD. Aliás vc já viu um filme em HD?
    Ah! desculpe, seu monitor CRT de 15'' polegadas não permite.

ResponderExcluir
  17. O fato é o seguinte. Não importa o que esse "crítico" escreve. Ele escreve muito mal e suas opiniões são sofríveis. Esse crítico parece uma criancinha de 12 anos que gosta de dar uma de inteligente.

Vai lê mangá e não enche!!!

PS: Pra quê um "artigo", se é que isso é um artigo, só pra dizer que dane-se a lei e vamos baixar anime porque a TV aberta é feia. Ora, era melhor ficar calado do que dizer o mesmo de sempre.

ResponderExcluir
  18. Ah, eu fiz uma crítica dura ai em cima, mas esqueci de dizer uma coisa. Há um negócio certo nesse artigo e que eu concordo muito: sobre os impostos.

IMPOSTO É O DEMONIO.

Tudo de ruim nesse país é o imposto. Tudo é caro por causa do imposto. O imposto de importação é UM ROUBO.

Tudo que é caro nesse país é CULPA DO GOVERNO.

Ah, e eu vou fazer como o Izumi, vou assistir um TelecineHD. Porque ficar discutindo isso é se cansar e perder tempo.

Vão lê mangá que é melhor!

ResponderExcluir
  19. A critica começpou bem e terminou mal,com mais do mesmo..fala serio ne critico,se esforça mais meuuuu,nao é possivel isso que voce escreveu nas partes finais,isso ai ate meu irmao de 10 anos escreve,quero ler coisas inteligentes ,nao algo extremamente clice

ResponderExcluir
  20. Isso q é a merda das coisas...
    inumeros conceitos foram impregnados na nossa cultura...

e realmente a um conflito entre varias coisas....

ao meu ver qualquer tipo de informação haveria de ser gratuita... ou seja... tudo q é disponibilizado na internet ou em meio de comunicação teriam q ser gratuitos...

ouuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu eu ja estaria comentendo pirataria desdos 8 ou 7 anos... quando gravava fitas de musicas q eu achava legal no radio, ou de programas de tv (geralmente era jaspion e tokus da vida...rsrs)...

então isso me faz ser um criminoso?!?!

a questão ao meu ver não é querer dar uma de bonzão ou de coitado...

pelo amor de deus...quem tem dinheiro para comprar um cd de programa ou de jogos q custa 300,200 ou 700 reais?!?!

me desculpa mas essa não é nossa realidade, e nem haveria de ser a realidade de ninguem...

eu por exemplo.. gostaria muuuuito de poder comprar coisas originais toda hora e sem hesitar... mas pq tem q ser tão abusivo?!?!

um cd de jogos ou de programas não pode ser vendidos por 30 reais?!?! vai matar alguem esse preço?!?!

a grande questão é q ao inves de se perguntarem o pq de haver pirataria eles preferem achar meios de combater... é a basica essencia de tampar o Sol com a peneira...

então eles que se fod!@#$@@3

(e é engraçado..
    eu nem vejo mais a minha rotina de ver animes toda a semana como "pirataria"....)

ResponderExcluir
  21. "pelo amor de deus...quem tem dinheiro para comprar um cd de programa ou de jogos q custa 300,200 ou 700 reais?!?! "..

RESPOSTA: IZUMI

"Esse Sergio Pizzo é so mais um liso frustrado que não tem grana para pagar uma TV por assinatura de qualidade e fica criticando tudo sobre ela, consequentemente seus assinantes.
    Boa sorte, com suas novelas da globo e animes ''piratas''. Agora vou assistir meu TelecineHD. Aliás vc já viu um filme em HD?
    Ah! desculpe, seu monitor CRT de 15'' polegadas não permite."

essa pessoa gosta de encrenca toda vez que entra para fazer qualquer comentario sempre ataca alguem porem voce pode falar que sou liso que sou segregado digital pode me humilhar com sua riqueza que eu nao me importo so estou respondendo para esclarecer duas coisas o fato da tv paga ser um lixo nao faz de voce uma idiota 2 aproveite! por favor nao mencione mais meu nome porem nem ligo pois nao vou responder! aproveita ai a "qualidade" !

ResponderExcluir
  22. haha, assistir TelecineHD para ver o que?, coração valente?, 11 homens e um segredo?, Hulk? Homens Aranha?, reprises, ok, a tv por assinatura é boa....

e não liguem gente, essas pessoas que falam merda devem baixar animes também, se não baixam, devem ser apenas narutards temporários.

ResponderExcluir
  23. Anônimo eu ate poderia ter respondido isso pois se eu ataco a tv paga e por que eu sei do que falo. nessas horas o melhor e ignorar mesmo. peço ate que evitem fazer comentarios pois e notavel que e uma pessoa que gosta de liberar as frustraçoes em desconhecidos mostrando muita coragem pelo menos poderia fazer um comentario sobre o assunto antes de atacar alguem.
    deixa essa pessoa viver na realidade rica dela.

alias ja que e para liberar frustraçoes gostaria de falar para o anonimo (me refiro ao anonimo 5 abaixo do pseudonimo Izumi) pedir um espaço ao anmtv e mostrar como escrever uma critica pois me parece que ele entende disso.

ou entao fale direto com o redator e de umas dicas para ele!
    critico_anmtv@hotmail.com

ResponderExcluir
  24. A tal de Izumi é uma graça. Ela sente o maior orgulho pelo papai dela gastar uma baba por uma programação fraquíssima. Pressupõe que o Sérgio é bitolado pela Globo, mas quem assiste ao Telecine (canal Globosat) é ela. Se orgulha por assistir ignóbeis produções hollywoodianas, porque muito provavelmente não compreende estórias como a de "Samurai 7", por exemplo. É uma fútil, tem a cabeça oca, e ainda se mete a formar opinião... que tristeza...

Quem dá boa resposta pra Izumi é o Igor Murad, quando diz: "ao meu ver qualquer tipo de informação haveria de ser gratuita... ou seja... tudo q é disponibilizado na internet ou em (qquer) meio de comunicação teriam q ser gratuitos..." e "a grande questão é q ao inves de se perguntarem o pq de haver pirataria eles preferem achar meios de combater... é a basica essencia de tampar o Sol com a peneira..."

A questão é essa mesmo. Não se trata de ser crime ou não. Trata-se de perguntarmos POR QUÊ é crime. Muita gente é poderosa graças à indústria do entretenimento. A pirataria é, na verdade, a revolução dos oprimidos por esse sistema.

Assim como a Dilma, que quando era revolucionária foi obrigada a assaltar bancos pra financiar a luta pela liberdade de expressão no Brasil. Chamá-la de "assaltante de bancos" é uma covardia, ela não o fez pra comprar bolsa da Victor Hugo. Fez pra poder falar, ouvir e ser ouvida.

Exatamente a mesma luta que os pirateiros praticam hoje. Hoje nós pagamos caro pra obtermos informações pobres, distorcidas, selecionadas meticulosamente pelos poderosos, que querem nos doutrinar e nos bitolar num mundo de ilusão. Enquanto nos iludimos, eles nos dominam. Calam nossa capacidade de discernir o que é melhor pra gente, e enriquecem às nossas custas. Tornam nossas vidas um inferno, vivendo nessa miséria financeira, intelectual e moral. Nos podam o instinto humano mais básico, que é a curiosidade, para nos escravizar. Vivemos tão somente para serví-los, eles, os donos do mundo. Passamos a viver para sermos seus lacaios, mas tudo bem, temos a "ilusão", é o que nos importa. Somos uma horda de "drogados" a serviço daqueles que nos drogam.

Muitos animes e mangás rompem com esse establishment. Estimulam o nosso raciocínio, levantam outros pontos-de-vista, questionam a norma social instituída. São uma válvula de escape contra a opressão cultural. Por isso os "patrões" dificultam a circulação desse tipo de material, incutindo-lhe a pecha de "entretenimento que não dá retorno comercial". Ora bolas, mas eu não me importo em retorno comercial!

Eu sou apreciador de uma ARTE! Sinto fome de CULTURA! Eu quero me informar, eu quero saber as coisas! Há filosofia, há história, há sensibilidade, há lição de vida em muitos animes e mangás.

A pirataria só é "crime" pra quem vê arte e cultura como negócio. Só é "crime" para os pragmáticos. Mas aquilo ali não foi feito pra dar lucro, isso é uma distorção dos "empresários sérios". Aquilo lá foi feito pra reproduzir, registrar e celebrar a natureza humana. Quem ganha dinheiro com arte e cultura é, antes de tudo, um oportunista, não merece o meu respeito.

Eu aprecio emoções, não o dinheiro. Por isso eu sou "um liso que não tem condições de pagar uma TV a cabo". Eu não ganho dinheiro. Eu escolhi viver, amar, sonhar, sentir... E isso, os magnatas da indústria do entretenimento jamais irão apagar dentro de mim. Viva a Internet e a sua liberdade total e irrestrita, sempre!

ResponderExcluir
  25. "O defeito do Brasil é que ele não sabe dar valor a cultura!"

O defeito de certas pessoas é achar que cultura tem que ter preço.

O preço da cultura e incalculável. A transformação que o conhecimento pode causar na vida de alguém não tem como se quantificado em valores monetários.

Toda a informação deve ser livre, gratuita e sem qualquer barreira. Quem impõe esse limite é a consciência de cada um. Se a lei não contempla essa necessidade, então rompamos com a lei até que ela se aperfeiçoe.

A história do Homem sempre foi assim, não vai mudar. Há os que se conformam, há os que questionam.

Como eu optei questionar, fico com os questionadores. Então, salve os pirateiros, esses injustiçados!

ResponderExcluir
  26. puta que pariu alsan otimo seu texto! FILosofico por isso que ainda frequento esse blog. volta e meia aparece uns texos como esse ! quanto a pessoa, poderia ter dito mas nao disse pois exatamente ainda me importo com as pessoas! nao sou analista mas algumas pessoas deixam claramente que precisam de atençao!

ResponderExcluir
  27. Crítico, vc é simplesmente demais, é um assum 'sério' e tbm foi engraçado pakas.

ResponderExcluir
  28. sem escrever um texto e palavras dificeis, continuarei baixando esse conteudos pela internet, pq é mt caro os dvds,etc e pq na tv nao passa o esperado (o animax ja se foi, td q é bom acaba, infelizmente =(

ResponderExcluir
  29. Se fosse pra ser dublado seria bom se fossem os fansubs q fizessem as traduções e adptações de texto (tem palavras gigantescas e minusculas q não compatem muito bem com o português =O ), reunir os fansubs e ver qual é o melhor e discutir sobre com vai caber as frases sendo dubladas.
    Seria bom tbm se fosse um pouco mais barato o licenciamento d animes aki no Brasil, dai podia um grupo de otakus meio desocupados com incentivo financeiro(vaquinha dos otakus) lançar e dirigir os animes e passar num desses canais q tem uns horarios vazios (ao invez daqueles empresarios d merda q só pensa no dinheiro e não na qualidade), contratando apenas dubladores com vozes compativeis e claro, uma das coisas mais importantes, o karaoke bonito para cantarmos juntinhos nas musiquinhas (e talvez até a tradução junto, assim como os fansubs fazem) XD

ResponderExcluir
  30. hahahahahahah...Anônimo... MENOS..por favor MENOS...

eu ri do que vc falou...
    rsrsrs

ResponderExcluir
  31. a maioria dos filhos de pessoas ligadas a justiça ,,sempre comteram esses chamados crimes virtuais ,baixar,copiar ,etc,nao seriam eles os principais a darem exemplos...

e nos os oprimidos nao temos outro meio ,,,entao que se f$@@$#@ o que a cultura digital nos impoe.

por mais que a tv aberta se esforce ,eles nao mais atingem o publico infantil brasileiro...talvez o adulto ,com a programaçao esportiva ,entretenemista e novelista,,mas o publico infanti nao..nao é mais possivel domina-los.

a cultura japonesa ja é uma realidade no brasil..e se o unico meio dela entrar é pela internet ,entao é por ela que vai ser pra sempre.

se algum dia a tv aberta no brasil passar animes japones na sua forma original.como sao hojes ,,,

jesus ja vai ter voltado,,levado os puritanos para si,,e deixado aqui os mangakeiros de plantao ,junto com os pirateiros,hentaizeiros,pornograficos,e outros.

ResponderExcluir