Brasil: terra do samba, futebol e carnaval. Internacionalmente, nosso país é conhecido dessa forma, só que muitos não sabem (inclusive Brasileiros), é que o Brasil tem a maior colônia de Japoneses do mundo, fora do Japão: O Bairro da Liberdade. Situado na grande São Paulo, o bairro reproduz um cenário autêntico de regiões orientais, onde se pode encontrar diversos artigos típicos da cultura oriental e japonesa, sendo, então, um ótimo centro de compras destes produtos.História:

Cartaz Japonês sobre a imigração no Brasil.
Pelo que consta a história, os japoneses vieram parar em nossas terras a mais de 100 anos através da famosa Imigração Japonesa, em 1908, através de um acordo entre o governo japonês e o brasileiro. Começaram então trabalhando na agricultura do país, instalados na Rua Conde de Sarzeadas (que fica no bairro da Liberdade), pois lá facilitava a locomoção para o trabalho e para o restante da cidade (o bairro não fazia parte de São Paulo, ainda).Porem o nome do bairro vem da epoca em que ainda existiam escravos no Brasil. Lá foi um Campo de Forca, ou seja, um lugar de execução de escravos fugitivos, o que não impediu que dois soldados fossem enforcados por reclamar do salario pago pela coroa portuguesa, o que marcou profundamente a cidade, e em sua homenagem foi construida a Igreja de Santa Cruz dos Enforcados. Com o fim da pena de morte no Brasil, o Largo da Forca começou a ser chamado Largo da Liberdade ou só Liberdade.
Como muitos imigrantes japoneses se localizaram em maioria na área, em pouco tempo as construções e a arquitetura se tornaram parecidas com as do Japão. Logo o bairro foi recebendo também imigrantes Chineses e Coreanos, transformando o bairro em um centro oriental, e não mais japonês. Transformações maiores aconteceram quando foram instaladas luminárias ocidentais e bambus ao invés de arvores nas ruas, restaurantes típicos, casas noturnas de karaokê e a realização de festas e manifestações culturais do oriente, dando um ainda mais um “Q” oriental, transformando o bairro em cenário turístico.O que há de legal?
Na Liberdade, podem ser encontrados vários cursos de Japonês, Mangá, Origame, entre outros. A Aliança Cultural Brasil – Japão oferece vários desses cursos. Aqui segue o endereço do site pra quem se interessar. Quem gosta de ler pode dar uma passadinha na livraria do Sol, que oferece livros, mangás originais japoneses, ou seja, nada de versão brasileira, pra quem entende japonês é uma ótima pedida e pra quem não entende, vale à pena ler a revista Shonen Jump original. Lá os letreiros são de maioria, escritos em japonês e os prédios também seguem a arquitetura japonesa. Outro lugar que merece uma olhada é o Jardim oriental da liberdade, que segue os padrões normais de jardins do oriente.
Para almoçar, nada melhor do que empanturrar de Lamen não é? Quem quiser dar uma de Naruto e comer Lamen, entre outras delicias, não pode deixar de dar uma passada no Restaurante e Karaokê Porque Sim. Isso mesmo! Esse é o nome do restaurante.
Também não perca a chance de ir a um verdadeiro mercado oriental. Sabe aquele mercado que tem perto da sua casa? Agora o imagine cheios de produtos orientais, com embalagens orientais, e escritas orientais. Por sorte as embalagens vêm com a tradução. Um desses mercados é o Murukai.Essa vai para as garotas de plantão: Se você curte maquiagem, cosméticos, e afins, não pode deixar de ir a enorme loja de cosméticos da Liberdade chamada Ikesaki cosméticos.
Se você é fã de animes e mangás, existem varias lojas especializadas na Liberdade, principalmente no Mini-Shopping Sogo Plaza. Nele você encontra de tudo: jogos, DVDs, CDs, camisetas, chaveiros, acessórios de Cosplay, enfeites, miniaturas, pelúcias. Detalhe: tudo com cara de personagens de anime e mangá. O lugar é tão bacana que você não consegue sair de lá sem comprar alguma lembrancinha, que varia desde uma pedra de oitenta centavos a uma miniatura de trezentos reais.
Nesse shopping, você também terá a chance de completar sua coleção de mangá, comprar muitos animes pra assistir, e claro muitos enfeites pro seu quarto. Uma dica de loja é a Shinozaki, onde você encontra muitos acessórios, que variam desde colares até bandana do naruto.
E pra finalizar, aos domingos são realizados na Liberdade feiras que vendem até doce de feijão, luminárias e coisas típicas orientais. Enfim, se você estiver passeando por São Paulo não deixe de visitar a Liberdade. Você encontrará tudo relacionado à cultura ocidental: tecidos, kimonos, armaduras, espadas, mangás, porcelanas, etc... E se quiser passar a noite por lá, vai ainda desfrutar de apartamentos com decorações típicas orientais.
ATENÇÃO: Os produtos trazidos direto do Japão são muitas vezes caros, portanto guarde dinheiro antes de ir; senão vai ficar literalmente chupando o dedo! Não se esqueça que estão em São Paulo, por isso cuidado com as bolsas e com o manuseio do dinheiro. E meninas: cuidado com a roupa e no agarra-agarra dos visitantes. O mais bacana na Liberdade é encontrar gente que fala japonês.
Falam com tamanha naturalidade e rapidez que chega a ser engraçado. E claro, você ainda pode topar com adolescentes usando roupas de Cosplays e Lolitas, o que deixa o bairro mais divertido e diferente. Por hoje é só. Se eu esqueci de falar alguma coisa e se quiserem contar como foi seu passeio na Liberdade, comentem a vontade.
LIBERDADEEE!!!!
ResponderExcluirMuito Showww ir lá no Domingo (tirando a parte da multidão), mas é muito bom lá!!
A estação do metrô é divertida.
Vou direto no Sogo e na marukai e é tudo isso mesmo e muito mais...
na sogo os preços das coisa váriam um pouco, então é bom pesquisar antes de sair comprando tudo que ve pela frente (apesar da vontade xD)
E outra dica para quem vai para comer (xD) e gastar pouco: No sogo plaza tem um restaurante por kilo muito bom, então da para provar de tudo um pouco, para saber se você gosta ou não ( e não sair comendo wasabi com tudo do prato)
^_^
um dia eu ainda vou la conhecer
ResponderExcluirAHHHHH que d+++
ResponderExcluirA Liberdade é realmente muito fofa, que bom que ela ganhou destaque, TODO OTAKU tem que ir lá!!!
Amei a matéria, D+
Oi!
ResponderExcluirGostei muito dessa matéria,tenho muita vontade de ir no Bairro da Liberdade.
Se for tudo do jeito que vc falo,eu quero ir mais ainda.
Continue fazendo matérias assim,muito obrigado.
Sayonara
EU AMOOO A LIBERDADE!!! JÁ FUI UMAS 1O VEZES
ResponderExcluirliberdade o melhor lugar para os otakus do brasil XD
ResponderExcluir=^.~= bom, a Liberdade é um ponto turístico meio q famoso..., mas nem tanto reconhecida, acho que deveriamos olhar mais e começarmos a dar mais valor aos que um dia lutaram para ter o seu espaço...
ResponderExcluir...sobre o texto, foi muito bem escrito, mostrou claramente o que quiz mostrar, no meu ponto de vista,...quase q perfeito...
♥Axeii o texto mto da hra!!!
ResponderExcluirAdoroo a liberdade , pois ela traz um pouquinho da onde eu ja moreii e amoOo mtoo...foi retratada mto bem o que é , e o que contem , a tão ''famosa'' Libeerdade...
AdoOorei o texto!!!
Quando eu for em São Paulo de novo
ResponderExcluireu vou conhecer esse lugar conserteza.
Muito boa a Materia , muito boa mesmo.
ResponderExcluirGostaria de perguntar ao autor se o bairro da liberdade é muito grande ?
Muito completa a materia.
ResponderExcluirAmei a matéria! Não sabia de muitas coisas, nunca fui na Liberdade e agora já fiquei com vontade ^^ obrigada pela ótima matéria !!!! =)
ResponderExcluirEsqueceu de falar das artes marciais!
ResponderExcluirNa Liberdade é clássico, rua Galvão Bueno tem uma portinha que dá pra Bujinkan...Ninjutsu oficial!
(Taijutsu e armas brancas...nada de "chakras" e "jutsus", antes que os Otakus comecem a sonhar)
LIBERDADE!!!!!!!!!
ResponderExcluirUm dia quero ir lá conhecer.
Muito boa a matéria.
CARA NÃO SAI DA CABEÇA
IR NA LIBERDADE E CONHECER.
Gostei desta matéria, é interessante e diferente aqui no blog. =D
ResponderExcluirA Liberdade ganhou um grande destaque na mídia por causa comemoração do centenário da imigração japonesa no Brasil, mas acho que nunca é demais falar do bairro da Liberdade porque lá é realmente um lugar muito divertido para passear.
ResponderExcluirEu vou lá todos os domingos com meu namorado, álias, eu o conheci em uma das festas que ocorrem lá :-). As festas são muito animadas e acho que seria bacana uma matéria sobre elas. Particularmente eu gosto da festa do Ano Novo Chinês.
O Lamen House citado na matéria é realmente muito bom (olha a propaganda rsss). Para quem gosta de Yakissoba eu indico o Restaurante Shanghai que fica na Galvão Bueno.
Bom, se eu escrever tudo o que eu gosto na Liberdade o comentário vai ficar maior que o texto rsss.
O texto está de parabéns!!!
Liberdade, a Akihabara brasileira!!!!!!
ResponderExcluirtá show cara!
ResponderExcluirquando fui, lembro até de um restaurante super, era o "Korea House" tinha tipow uma grelha na mesa e a gente que fazia nosso almoço!
O texto tá muuuuuuuito bom msm ADOREI.
ResponderExcluiro autor só esqueceu de falar da festa do ano novo chines, nossa essa festa é MARA.
Eu sempre compro DVD lá, pena que as coisas são carissimas.
ResponderExcluirTem balada lá na Liberdade??
Aaah fiquei com muita vontade de ir pra lá *0* sempre ouvi falar mas só agora que vi uma materia completa dolugar
ResponderExcluirdeve ser bom mesmo e bem divertido se for com uma turma legal
Melhor juntar uma grana antes pra ir lá e voltar cheio de lembrancinhas e com a barriga cheia de comida japonesa
Otima materia o/
Eu amoOoO cultura japonesa, e adoro a Liberdade pena que naum possa ir lá com mais frequência, mas eh uma sensação maravilhosa eh um pedacinho do japão no Brasil. Adoreiii o post =D
ResponderExcluir